Topo

Jornalistas da Globo são velados com homenagens botafoguenses no Rio

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/12/2016 13h06

Os corpos dos jornalistas da Globo que morreram na tragédia com a delegação da Chapecoense foram velados na sede do Botafogo neste sábado (3) e deixaram o local para os sepultamentos sob aplausos e homenagens comoventes dos familiares, amigos, companheiros de profissão e público. Os caixões de Guilherme Marques, Guilherme Van der Laars e Ari Júnior chegaram em General Severiano às 13h05.

Mais de mil pessoas passaram pelo local para a cerimônia religiosa, que durou aproximadamente 30 minutos. Ao final, houve muitos aplausos e o hino do Botafogo foi cantado. Comandados por Pedro Bassan, companheiros da Globo leram mensagens em homenagens aos três mortos na tragédia.

Torcedores do Botafogo, Guilherme Marques e Guilherme Van der Laars foram homenageados pelo clube. Duas cabines de imprensa do Engenhão receberão os seus nomes. O narrador da TV Globo Galvão Bueno enviou coroas de flores. 

Guilherme Marques foi cremado no Cemitério do Caju (zona portuária do Rio), em cerimônia reservada para a família. Guilherme Van Der Laars foi enterrado no Cemitério São João Baptista (Zona Sul do Rio), em cerimônia fechada a familiares. Já o cinegrafista Ari Jr. teve o seu corpo levado para Goiânia. Ele foi o primeiro a deixar a sede do clube. Marques e Van der Laars saíram em seguida. O velório terminou às 16h40.

Algumas personalidades do Botafogo falaram sobre a tragédia. "Era o mínimo que poderíamos fazer. Abrimos as portas para as homenagens, para esse episódio. Toda nossa solidariedade neste momento difícil. O Botafogo está junto neste momento", disse o presidente Carlos Eduardo Pereira.

O técnico Jair Ventura lamentou a tragédia: "Essa dor não passa, é difícil. Mas temos que ter forças. No momento, é prestar homenagens".