Topo

Fotos revelam que Evo Morales já entrou em avião da Lamia que caiu

Facebook/ Reprodução
Imagem: Facebook/ Reprodução

Do Uol, em São Paulo

03/12/2016 10h34

Presidente da Bolívia, Evo Morales disse recentemente que não sabia que o avião da empresa Lamia, que levava a delegação da Chapecoense e caiu nesta terça-feira (29), tinha matrícula boliviana. Porém, depois dessa afirmação, surgiram fotos mostrando que ele já tinha entrado na aeronave e tirado fotos no local.

As imagens foram registradas em 15 de novembro, quando houve um evento no aeroporto de Rurrenabaque, para exibir uma reforma feita no local. O avião da Lamia estava na pista, então o Morales entrou nele e inclusive posou ao lado do diretor geral da Lamia, Gustavo Vargas Gamboa.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, Morales até lembrou desse momento, mas despistou: “eu vi esses aviões da empresa Lamia no aeroporto e perguntei o que faziam lá. Me disseram que era venezuelanos e que estavam em manutenção. Inclusive sugeri que a Boliviana de Aviación (BoA) os comprasse”.

Na mesma entrevista ele prometeu tomar atitudes sobre a tragédia: "Me surpreendi que a Lamia tinha autorização de voar com legalização. Vamos tomar medidas drásticas. Sou sincero. Não sabia que essa empresa tinha licença para voar".

As declarações de Morales repercutiram mal nas redes sociais e renderam críticas políticas. Uma senadora da oposição, Jeanine Áñez, disse que lembra da obra: “eles fizeram um show de inauguração da pista de aterrissagem, mas apenas colocaram uma nova capa de asfalto. Agora o presidente diz que não sabia, mas nunca sabe de nada”.

Cerca de duas semanas depois do evento, o mesmo avião da Lamia partiu de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, para Medellín, mas caiu quando se aproximava do destino. Ao todo 71 pessoas morreram e apenas seis sobreviveram ao acidente.

Quer receber notícias da chapecoense de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.