Topo

Santos se esforça para contratar Robinho e dá esperanças a Dorival

Diretoria avisou Dorival sobre os esforços para contratar o atacante Robinho para 2017 - Pedro Vilela/Getty Images
Diretoria avisou Dorival sobre os esforços para contratar o atacante Robinho para 2017 Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

04/12/2016 06h00

Dorival Júnior sabe que o retorno do atacante Robinho é difícil, pois o ídolo santista tem contrato com o Atlético-MG até o fim da próxima temporada. No entanto, o treinador está esperançoso pela contratação pois foi avisado pela cúpula alvinegra que esforços não faltam para fechar com o jogador.

O técnico já abriu as portas para Robinho e fez questão de dizer que o atacante sequer precisou ser aprovado por ele para que a diretoria abrisse negociações.

“Jogador desse nível nem preciso ser consultado. Já trabalhei, sei das condições, todos nós sabemos, seria bem-vindo. O grande problema é saber se ele quer vir e se o Atlético quer se desfazer. Temos que respeitar o contrato. São aspectos e pontos que fazem eu não criar expectativa. Não crio expectativa pelo nome do Robinho porque sei das dificuldades numa abertura de negociação. Robinho sempre teve no Santos a sua casa”, afirmou Dorival.

O Robinho é o primeiro nome da lista de reforços do Santos para a disputa da Copa Libertadores da América de 2017.

O Santos deve R$ 2 milhões a Robinho e promete pagar a dívida imediatamente em caso de transferência do jogador para o clube após o término do Campeonato Brasileiro. O acordo para o pagamento já foi combinado entre o presidente Modesto Roma e os representantes do atleta.

A dívida de Robinho com o Santos faz parte da "herança" deixada pelo ex-presidente do clube, Odílio Rodrigues. No entanto, Modesto Roma não pagou a dívida pois o ídolo santista deixou o clube para jogar na China em 2015, e o mandatário priorizou pagar os atrasados com os atletas do elenco santista.

Luis Fabiano e Michel Bastos completariam ataque

O UOL Esporte revelou no início desta semana que o Santos negocia a contratação de Luis Fabiano. O atacante de 35 anos, ex-São Paulo e que rescindiu contrato Tianjin Quanjian, da China, foi oferecido ao clube paulista por empresários.

A cúpula santista está inclinada a contratar o jogador caso ele aceite assinar um contrato semelhante ao de Ricardo Oliveira no início de 2015. Desta forma, Luis Fabiano terá que se conformar com uma espécie de "contrato de teste", que incluiu um ordenado de cerca de R$ 50 mil mensais, pelo menos nos primeiros meses de acordo.

Já Michel Bastos depende de uma troca envolvendo jogadores entre Santos e São Paulo. O clube paulista ofereceu uma lista de atletas, encabeçada com o nome de Thiago Ribeiro. Mas até o momento não houve acordo.