Topo

Follmann, Henzel e Alan continuam evoluindo; Neto segue em estado crítico

Último resgatado após o acidente, zagueiro Neto segue em estado grave; ortopedista da Chape fala em "avanço expressivo" nos quadros clínicos de Follmann, Henzel e Alan  - RAUL ARBOLEDA/AFP
Último resgatado após o acidente, zagueiro Neto segue em estado grave; ortopedista da Chape fala em "avanço expressivo" nos quadros clínicos de Follmann, Henzel e Alan Imagem: RAUL ARBOLEDA/AFP

Do UOL, em São Paulo

05/12/2016 16h16

Um novo boletim médico sobre os quatro brasileiros sobreviventes do acidente com o avião da Chapecoense na Colômbia foi divulgado nesta segunda-feira (5), em entrevista coletiva concedida pelo corpo médico que acompanha os casos no Hospital São Vicente, em Medellín.   

“Os pacientes continuam na UTI. Todos apresentam politraumatismos, todos têm condições delicadas, precisando de acompanhamento rígido. Follmann tem evolução adequada, hoje vamos avaliar as feridas da amputação na perna direita. O Rafael [Henzel] não está mais entubado, está falando, tranquilo, estamos controlando a dor com analgésicos, controlando o processo infeccioso, provavelmente não precisará de cirurgia. Alan Ruschel está estável, consciente, ele se mexe um pouco mais, sua cirurgia de coluna tem resposta adequada. Neto continua em situação muito crítica, sob sedação, com quadro infeccioso pulmonar, além de um trauma muito forte no tórax, com respiração mecânica”, afirmou Ferney Rodríguez, diretor médico do Hospital São Vicente, acompanhado dos médicos da Chapecoense. 

Após exposição do boletim médico por Rodríguez, um dos médicos da Chapecoense, Edson Stakonski, detalhou o quadro clínico de cada um dos quatro pacientes. 

Jackson Follmann

"O Follmann está bem, estável, clinicamente evoluindo bem, sem nenhuma alteração, vai passar a tarde por uma revisão das feridas operatórias, para ver se está tudo correto, foi aberta as feridas hoje, ele vai passar pelo centro cirúrgico para fazer nova lavagem, uma limpeza, e está tudo evoluindo muito bem", afirmou Stakonski.

Rafael Henzel

"O Rafael está consciente, acordado, foi ajustado um pouco a analgesia dele, para melhorar a ventilação pulmonar, por enquanto é um tratamento clínico, deve sair da cama e sentar na poltrona, está estável, está bem, sem grandes alterações."

Alan Ruschel

"No Alan, foi feito uma tomografia de tórax, foi revisada a parte pulmonar, revisada a fixação da coluna. Ele segue bem, sem sinal de infecção, segue estável, sem nenhum grande alteração nas ultimas 24h, também deve sentar fora do leito, está com evolução muito boa."

Neto

"O Neto é um dos que mais preocupa, continua sedado, em ventilação mecânica, com um relaxamento muscular para facilitar a ventilação, em cuidados intensivos, vamos ver como ele evolui nas próximas 12 ou 24h. Não houve uma melhora como a gente esperava que pudesse ter acontecido, ele segue estável, mas o caso é grave."

Ortopedista da Chape fala em 'avanço expressivo'

Presente na coletiva de imprensa que atualizou o quadro médico dos pacientes brasileiros, o ortopedista da Chapecoense, Marcos Sognali, destacou o quadro de evolução de Follmann, Henzel e Ruschel, que devem experimentar a poltrona ainda nesta segunda. De acordo com o médico da Chape, isto significará um avanço no quadro clínico dos três. 

"O Alan e o Rafael a gente pretende sentá-los fora do leito hoje, e o Follmann um pouco mais tarde pela limpeza cirúrgica nos curativos. O que representa é que se o paciente já está sentado fora do leito, ele consegue mais movimentação, ajuda na fisioterapia, e com o paciente sentado o pulmão expande melhor que deitado, isso ajuda muito a parte pulmonar, a recuperação, a fisioterapia pulmonar, sem dúvida é um avanço expressivo. Eles ainda não foram, hoje à tarde nós vamos colocá-los na poltrona para ver como o corpo reage ao ambiente sentado", destacou Sognali.