Topo

Messi marca, e Turan se redime com "hat-trick" em goleada do Barça na Liga

Autor de 3 gols e uma assistência, Arda Turan é abraçado por Lionel Messi - AFP PHOTO / LLUIS GENE
Autor de 3 gols e uma assistência, Arda Turan é abraçado por Lionel Messi Imagem: AFP PHOTO / LLUIS GENE

Do UOL, em São Paulo

06/12/2016 19h33

Com gol de Lionel Messi e “hat-trick” redentor de Anda Turan, o Barcelona fez 4 a 0 no Borussia Monchengladbach nesta terça-feira (6), no Camp Nou, pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Com a vaga do Barcelona no mata-mata garantida, a partida serviu para a recuperação moral de Arda Turan, muito criticado no fim de semana passado após fazer uma falta infantil que originou o gol de empate do Real Madrid no finzinho de “El Clássico”.

Após a partida, o próprio Luis Enrique expôs Turan ao dizer na entrevista coletiva que havia lhe orientado a não fazer faltas em torno da área quando o colocou em campo. Três dias depois, Arda fez três gols e ainda deu uma assistência para Messi, que ficou a um gol de igualar recorde de Cristiano Ronaldo.

Messi fica a um gol do recorde de CR7

Messi - AP Photo/Manu Fernandez - AP Photo/Manu Fernandez
Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Messi quis jogo desde o minuto inicial. O camisa 10 flutuou da ponta direita para o meio de campo, como virou rotineiro no time de Luis Enrique, para ajudar Iniesta na articulação das jogadas. Aos 16 minutos, o craque argentino arrancou da meia direita, tabelou primeiro com André Gomes e depois com Arda Turan, e finalizou rasteiro com categoria no canto do goleiro. Com 10 gols nesta edição da Liga dos Campeões, Messi ficou a um tento do recorde de CR7, que marcou 11 vezes na fase de grupos na temporada passada. No fim do jogo, "La Pulga" ainda acertou lindo peixinho, mas parou em grande defesa de Sommer. 

Trio MSN desfalcado

Com o primeiro lugar do grupo C garantido, Luis Enrique lançou mão de um mistão no Barcelona, sob comando de Messi e Iniesta. Poupado, Luis Suárez ficou no banco de reservas e deu lugar para o improdutivo Paco Alcácer. Neymar, suspenso com cartões amarelos, também desfalcou o trio MSN. Seu substituto Arda Turan, porém, correspondeu à oportunidade com três gols e uma assistência. Denis Suárez, Aleix Vidal, André Gomes e Umtiti também aproveitaram bem suas chances, enquanto Paco Alcácer continuou fora de sintonia. 

Alcácer ainda não entrou na roda

Paco - AP Photo/Manu Fernandez - AP Photo/Manu Fernandez
Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Contratado junto ao Valencia por 30 milhões de euros, Paco Alcácer chegou ao Barcelona para ser o substituto de Luis Suárez. Mas nem de longe tem conseguido cumprir a missão. Mais uma vez, o atacante passou em banco (ele ainda não marcou após quase 600 minutos em campo) e ficou fora de sintonia em meio à troca de passes rápidos da dupla Messi-Iniesta. Na maioria das vezes que recebeu a bola, teve dificuldade tanto para finalizar como para dar continuidade ao jogo catalão. A bola batia e voltava. No segundo tempo, em sua defesa, Alcácer deu a primeira assistência com a camisa do Barça.

Monchengladbach não passa do meio de campo no 1º tempo

O primeiro tempo no Camp Nou foi um treino nem tanto de luxo para o Barcelona. Messi e companhia passearam sobre o gramado, trocando 601 passes e mantendo 72% da posse de bola. Além disso, foram sete finalizações, contra nenhuma do Borussia Monchengladbach, que sofreu literalmente para ultrapassar o meio de campo. Os zagueiros dos Barça, Umtiti e Mascherano, jogaram três passos à frente da linha que divide o gramado, bloqueando as tentativas de contragolpe. Os alemães não conseguiram sequer um escanteio. No segundo tempo, apesar de terem tomado três gols de Turan, os alemães melhoraram um pouco, chutaram uma vez no gol e bateram dois escanteios. Ainda reclamaram de pênalti de Mascherano. 

Boleiros marcam presença no Camp Nou

Abidal - AFP PHOTO / LLUIS GENE - AFP PHOTO / LLUIS GENE
Imagem: AFP PHOTO / LLUIS GENE

A vitória do Barcelona contou com presenças ilustres nas cadeiras do Camp Nou. Eric Abidal, ex-jogador do clube, e alguns jogadores do Liverpool, como Milner, Lallana e Hendersen, assistiram à vitória sobre o Monchengladbach.