Topo

Torcida já decidiu substituições em votação pela web. E time ganhou o jogo

Murciélagos está na divisão de acesso do México - Divulgação
Murciélagos está na divisão de acesso do México Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/12/2016 06h00

A torcida pode fazer muita diferença em um jogo de futebol, apoiando ou criticando. Mas, no México, os fãs puderam interferir de maneira ainda mais direta no jogo. Em 2010, o Murciélagos, então na terceira divisão nacional, permitiu que seus torcedores palpitassem e decidissem quais jogadores deveriam entrar em campo durante uma partida.

Conhecido como "DT electrónico" (treinador eletrônico, em tradução livre), o projeto oferecia aos fãs o direito a voto na hora de escolher quem sairia do banco de reservas para entrar no jogo. O técnico selecionava dois nomes, e o mais votado entrava em campo.

No dia 23 de janeiro de 2010, Juan Manuel Navarro substituiu Sergio Mejia na que ficou conhecida como a primeira alteração oficial decidida por torcedores. O fato aconteceu na partida diante do Vaqueros de Tepic, e o Murciélagos levou a melhor, vencendo por 1 a 0.

Outros times menores já tiveram iniciativas semelhantes, mas o Murciélagos diz ter sido o primeiro do mundo a oferecer esse tipo de possibilidade para a torcida em tempo real, interferindo concretamente no desenrolar do jogo.

O time, inclusive, não se contentou com esse projeto e quatro anos depois fez outra aposta diferente: contratou uma personalidade da web no México para atuar como jogador. Gabriel Montiel, conhecido como "Werevertumorro" em seu canal de vídeos, treinou no Murciélagos alguns meses, mas se lesionou e não fez nenhuma partida oficial.

Atualmente, o Murciélagos está na divisão de acesso do Campeonato Mexicano, beneficiado pela fusão com o Irapuato, dos mesmos proprietários. A equipe tem só oito anos de existência, mas já fez bastante barulho no futebol mexicano.