Topo

Vaga direta na Libertadores pode criar nova disputa no Brasileirão

Corinthians e Botafogo brigam por vaga - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Corinthians e Botafogo brigam por vaga Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Do UOL, em São Paulo

06/12/2016 16h41

A nova vaga para brasileiros na fase de grupos da Libertadores poderá criar uma nova briga no Campeonato Brasileiro. Caso o Atlético-MG vença a Copa do Brasil, o quinto colocado do Brasileirão pulará a fase preliminar da competição.

Assim, Atlético-PR, Botafogo e Corinthians brigariam pela vaga direta na fase de grupos. Hoje, o quinto lugar é ocupado pelos paranaenses, que superam os cariocas por ter mais vitória e tem vantagem de um ponto para os paulistas (veja classificação do campeonato).

Essa briga só ocorreria em caso de título do Atlético-MG na final da Copa do Brasil. Fora de casa, o time precisa reverter a derrota por 3 a 1 sofrida para o Grêmio. Se os gaúchos ficarem com título, os mineiros ficam com a vaga na fase de grupos.

O título do Atlético-MG ainda criaria uma briga entre Corinthians e Grêmio pela última vaga brasileira na Libertadores. Os gaúchos precisam vencer na última rodada e torcer por derrota dos paulistas para ir à fase preliminar.

A vaga direta para brasileiros na fase de grupos da Libertadores foi dada devido à saída dos mexicanos da competição. A outra ficou com os colombianos.

Além desta vaga, os três primeiros do Brasileirão estarão na fase de grupos, além do campeão da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana.