Topo

Ex-jogador inglês acusa técnico de abuso: "me massageava nu"

Gary M Prior/Allsport
Imagem: Gary M Prior/Allsport

Do UOL, em São Paulo

07/12/2016 13h51

Destaque do Southampton nos anos 1990 e jogador da seleção da Inglaterra, o ex-meia-atacante Matt Le Tissier foi o último ex-atleta do país a vir a público e denunciar o comportamento abusivo dos treinadores que teve quando menor de idade. Em entrevista à BBC na terça-feira (6), Le Tissier afirmou que recebeu massagens nu quando jovem, mas negou ter se sentido abusado em uma publicação no Twitter.

O ex-jogador teve contato com Bob Higgins, antigo funcionário das categorias de base do clube que sofreu diversas acusações de abuso sexual de outros ex-atletas nas últimas semanas, no que se tornou um escândalo no futebol inglês. Le Tissier recordou do início da carreira e disse que se questionava se certas ocorrências eram normais no meio do futebol.

“Todo mundo estava meio que nu e sendo colocado nessa cama... e uma massagem bem rápida. Foi desconfortável. É muito, muito errado só pra começar. Olhando para trás, você pensa que estava errado, mas como um garoto jovem você pensa ‘isso é normal’?”, lembrou o jogador, que continuou.

“É bem nojento. O que ocorreu não era um comportamento normal. Quando você ouve as histórias de massagens nuas com sabonetes, competições de quem tinha o traseiro mais peludo... você olha para trás agora e pensa ‘peraí, o que estava acontecendo?’”, completou o ex-atleta, que hoje em dia enxerga os acontecimentos como algo “muito errado”.

Le Tissier também explicou após suas declarações à TV que nunca se sentiu abusado. “Para constar. Nunca senti que fui abusado. Ainda não sinto. Por favor não sintam pena de mim, estou bem. Só contei o que ocorreu”, escreveu em sua conta no Twitter.

O ex-jogador ainda disse que a coragem dos colegas que foram a público denunciarem os abusos sofridos irá motivar todos que vivenciaram situações como essas.

A federação inglesa (FA) iniciou uma investigação para apurar os diversos casos de abuso reportados nas últimas semanas.