Topo

Falta de gols faz Corinthians buscar dupla de centroavantes para 2017

Jô, centroavante do Corinthians, durante treinamento na reta final de 2016 - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Jô, centroavante do Corinthians, durante treinamento na reta final de 2016 Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

08/12/2016 06h00

Diagnóstico traçado por Tite ainda antes de ir à seleção brasileira, a falta de um fazedor de gols, preferencialmente centroavante, é considerada a grande carência do Corinthians em 2016. Por isso, a direção trabalha para dar um concorrente a Jô na próxima temporada. 

Um indício dessa possibilidade já surgiu na última semana. Leandro Damião admitiu a algumas pessoas próximas que foi buscado pelo Corinthians para o próximo ano. A direção do clube não confirma a informação, mas quer sim mais um jogador com esse perfil. Outros nomes já foram especulados, como o palmeirense Rafael Marques, Pottker, da Ponte Preta, e Hernane Brocador, do Bahia. 

Uma rápida olhada para os rivais mostra a deficiência do Corinthians na função em 2016. No Santos, Ricardo Oliveira tem 22 marcados, um a mais que o palmeirense Gabriel Jesus fez. Já no São Paulo, o argentino Calleri deixou o time em julho com a marca de 16 gols anotados. O goleador corintiano na temporada é o paraguaio Romero, com 13 gols e que rende melhor quando escalado na ponta direita. Ao fim do ano, o titular da posição é Guilherme, improvisado. 

Para o Corinthians, recuperar esse poder de fogo é uma prioridade em 2017. Em especial se o clube conseguir a vaga na próxima Copa Libertadores e tiver maior capacidade de investimento, um novo nome de maior peso deverá ser buscado. 

Essa decisão, cabe frisar, não tem qualquer relação com Jô. Em treinamentos já há algumas semanas, o centroavante ex-Atlético-MG tem agradado, seja pela forma física ou pela condição técnica, nos trabalhos realizados com o treinador Oswaldo de Oliveira. 

No que diz respeito a centroavantes, quem deverá realmente deixar o elenco é Gustavo, ex-Criciúma. Recentemente contratado, ele tem vínculo longo e é bastante provável que seja emprestado para ganhar rodagem no próximo ano. A decisão já está encaminhada há algumas semanas e ganhou força com a fase final do Campeonato Brasileiro. Por 40% dos direitos dele, o Corinthians investiu R$ 3 milhões.