Topo

Presidente pede 60 dias para remontar Chape e conta como escolheu Mancini

Ivan Tozzo, novo presidente da Chapecoense, ao lado do filho Rafael - Luiza Oliveira/UOL Esporte
Ivan Tozzo, novo presidente da Chapecoense, ao lado do filho Rafael Imagem: Luiza Oliveira/UOL Esporte

Danilo Lavieri

Do UOL, em Chapecó (SC)

10/12/2016 06h00

Vagner Mancini venceu a concorrência com Levir Culpi, Ney Franco e Jorginho para assumir a Chapecoense. O treinador foi escolhido pelo presidente, Ivan Tozzo, e pelo líder do Conselho Deliberativo, o Maninho.

Ele terá a missão de reconstruir a equipe que encantava o Brasil, como o próprio comandante afirmou na sua coletiva de apresentação. E é justamente a comparação com os jogadores que faleceram que preocupa a diretoria.

Em conversa com o UOL Esporte, Tozzo ainda revelou que começar o Estadual e a Primeira Liga, os dois primeiros compromissos da temporada, sem ter um elenco completo e revela que conta com Martinuccio para a próxima temporada, único jogador dos que não viajaram que ainda tem contrato em vigor.

Confira a entrevista de Tozzo ao UOL Esporte:

UOL Esporte: Como você imagina a reconstrução dessa equipe?
Ivan Tozzo:
O mais importante é saber que não tem como comparar com aquela. Eu estava ali todos os dias com eles, trabalhando no dia a dia. Aquele time vai ficar para sempre e um outro que vamos formar. Amigo, igual aquele time... Era um time vencedor e que Deus chamou para eles irem para o céu. Nós que ficamos vamos precisar honrar o nome deles e da Chapecoense.

UOL Esporte: De onde surgiu o nome do Mancini?
Tozzo:
A gente estava conversando de alguns nomes, pensamos inicialmente em quatro nomes. E veio o nome do Vagner como uma luz para a gente. Eu liguei para ele, o Maninho foi até São Paulo e levou um contrato pronto para colocar o nome e o valor e combinamos que ele voltaria aqui para assinar.

UOL Esporte: Quando você imagina ter o elenco completo?
Tozzo
: Dentro de 60 dias, teremos 30, 35 jogadores. Agora, precisamos começar o Estadual e a Primeira Liga. Não dá para contratar todos de uma vez só. Vamos contratar, ver onde acerta, onde erra e aí entrar no Brasileiro com o pé direito.

UOL Esporte: Entre os jogadores que ficaram no Brasil, só Martinuccio tem contrato. O acidente pode ajudar a renovar com os outros?
Tozzo
: A gente não sentou para analisar os jogadores que sobraram. Só o Martinuccio que tem contrato até o fim de 2017. Os outros a gente precisa sentar e ver. Se o pessoal da comissão achar que precisamos renovar, a gente renova.

UOL Esporte: Já falaram com o Martinuccio? Como o psicológico dele está?
Tozzo:
Ele é um guri legal, guri bacana. A emoção tomou conta de todos. Ele é irmão dos caras e teve um sentimento muito grande, então não conversamos tanto assim. Mas contratualmente ele tem contrato até 2017. Ele está no DM, está tratando e vai voltar com tudo em 2017, com toda a certeza.

UOL Esporte: Como está a negociação de os outros clubes emprestarem jogadores?
Tozzo:
A gente vai aceitar com certeza. Vamos pedir a relação de jogadores disponíveis e isso vai cair na mão dos diretores e do Mancini. E aí eles veem se é negócio. Com certeza vamos precisar disso. Já nos telefonaram, avisaram de algumas ajudas, mas ainda não enviaram lista.