Topo

Fazenda espanhola solicita a jornal documentos sobre "Football Leaks"

Steven Governo/AP
Imagem: Steven Governo/AP

Do UOL, em São Paulo

13/12/2016 10h12

O jornal “El Mundo” publicou nesta terça-feira que a Fazenda espanhola solicitou o envio dos documentos que serviram de base para a publicação da reportagem sobre uma possível fraude de Cristiano Ronaldo junto ao fisco do país.

Além da documentação sobre o craque do Real Madrid, a agência tributária pediu informações sobre os casos de outros 36 pessoas e empresas que tiveram particularidades financeiras expostas por meio do Football Leaks, investigação de um consórcio de veículos de mídia sobre movimentações financeiras no futebol.

Segundo o jornal "El Mundo", a petição emitida por ordem do chefe do departamento Margarita Garcia Valdecasas, requere "toda a informação e documentação com significância fiscal " que tal publicação teve acesso".

Ainda segundo o jornal, a Fazendo argumenta que a série de reportagens revela "transações financeiras obscuras no mundo europeu de futebol profissional e mostra armadilhas fiscais usadas por algumas das maiores estrelas do continente".

Entre todas as informações publicadas pelos jornais que fazem parte do consórcio “Football Leaks”, o caso que mais ganhou a atenção da mídia foi o de Cristiano Ronaldo. Segundo as publicações, o astro do mReal Madrid teria usado empresas em paraísos fiscais para evadir impostos, em valores que chegariam a 150 milhões de euros (R$ 545 milhões em valores atuais).

O jornal El Mundo, por meio do seu diretor Pedro G. Cuartango, disse que “fará tudo o que estiver ao alcance para satisfazer a petição, embora dependa da autorização de fontes”.

Veja todos os nomes citados pelo “Football Leaks”, segundo o “El Mundo”

Jogadores: Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho, Coentrao, Falcao, James Rodriguez, Modric, Ozil, Benzema, Pepe, Odegaard, Xavi Hernández, Vermaelen, Higuaín, Di María, Neymar, Van der Vaart, Bale, Jackson Martínez, Oblak, Cañas, Pozuelo e Lamah.

Técnicos: Mourinho e Laudrup.

Agentes: Jorge Mendes y seus sócios Andy Quinn e Luis Correia; David Manasseh e Jonathan Barnett (agentes de Bale); Volker Struth (Kroos), Eugenio López (Funes Mori), Reza Fazeli e Erkut Sogut (Ozil), Bayram Tutumlu (Laudrup) e Miha Mlakar (Oblak).

Empresas: Gestifute (propiedad de Jorge Mendes) e Doyen Sports.

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.