Topo

Alan Ruschel deve receber alta nesta sexta, diz médica

Do UOL, em São Paulo

15/12/2016 11h44

A médica Carolina Ponzi, que cuida de Rafael Henzel e Alan Ruschel em Chapecó, afirmou nesta quinta (15) que o lateral da Chapecoense pode receber alta nesta sexta (16). 

"Passaram bem as 24 horas e temos boas notícias. O Alan dormiu muito bem, sem necessidade de indutores de sono, ou seja, sono natural. Foi submetido ontem a avaliação do trato urinário e se descartou alterações no aparelho urinário. Ele está conseguindo urinar espontaneamente sem esforço. Há uma melhora progressiva, não há mais processo infeccioso que esteja causando repercussão sistêmica. Hoje é o penúltimo dia de antibióticos. Amanhã, à tarde, se tudo ocorrer bem, provável alta hospitalar para o Alan", afirmou a médica em entrevista coletiva. 

A médica ainda falou que o jogador questionou a equipe de profissionais sobre a possibilidade de voltar a jogar bola. “Hoje ele está um pouco mais falante, mais à vontade com a equipe. Está na companhia da noiva. Conversamos bastante, sobre reabilitação física, vontade de fazer exercício, ele pensa nisso já. Ontem havia tido essa pergunta. Ele tem planos, vontade, questionando a respeito da possibilidade de começar a se exercitar. Tranquilizamos ele, ele precisa de calma nesse momento por causa da lesão na coluna, mas devagar vai começar a atividade física para recuperação muscular e força. Um atleta, então a recuperação nesse caso é mais rápida do ponto de vista muscular. Ele está bem com programação de alta para amanhã. O Alan também foi retirado do isolamento de contato também”, completou ressaltando que Alan tem a mobilidade na perna preservada. "Talvez por ser atleta e jovem. Certamente foi muito bem movimentado na Colômbia. Um conjunto de fatores fez com que ele evoluísse tão bem". 

A mãe de Alan Ruschel, Lorena, falou com jornalistas na saída do hospital em Chapecó e comemorou a previsão de alta de filho. "Ele está cada dia melhor mesmo. Falei para ele que ele está louco para jogar. Ele disse que se conseguisse andar já dava para jogar. Com a força que ele tem, já vai querer a jogar mesmo. Nós vamos voltar para o Rio Grande do Sul. Ele vai ganhar alta provavelmente amanhã no meio da tarde e estamos programando para voltar no Rio Grande do Sul. Ele está muito feliz pelo Neto, principalmente, todos, mas é que o Neto, a situação dele...Ele não vê a hora deter alta", disse. 

“O Rafael teve um pouco de dificuldade para dormir. Ele foi avaliado e o que tem na tomografia são alterações já esperadas, todas residuais do processo infeccioso e das fraturas, mas nada preocupante. Ele está evoluindo bem. Ele apresenta algumas escoriações do próprio acidente ainda. Uma lesão que iniciamos antibiótico para uma lesão no pé esquerdo, foi iniciado ontem e vimos melhora hoje. Ele está muito bem. Não tem previsão de cirurgia do pé. Vai ter que fazer procedimento no pé direito. Provavelmente irá para casa e fará cirurgia depois. Não devemos demorar para dar alta para ele. Vamos reavaliar diariamente e assim que der ele vai tratar em casa”, explicou Juliana. O dreno do tórax também foi retirado, informaram os médicos. 

Os médicos ainda informaram que familiares e dirigentes da Chapecoense estiveram no hospital em Chapecó para visitar os dois sobreviventes. Rafael Henzel ainda está em regime de isolamento por conta de infecções. 

Os outros dois brasileiros sobreviventes, Jackson Follmann e Neto, já estão com viagens programadas para Chapecó. Neto deixa a Colômbia na tarde desta quinta (15) com chegada prevista à cidade catarinense para as 21h. Follann deve deixar São Paulo até sábado (17).  A tripulante Ximena Suarez ainda está recebendo cuidados na Clínica Somer, na Colômbia, e deve voltar à Bolívia nesta sexta (16). . 

"A chegada do Neto será nos mesmos moldes do Alan e do Rafael. Sabemos das lesões que ele tem e estamos preparados para recebe-lo. Tivemos acesso aos relatórios e o Neto vem com o médico Edson Stakonski, que certamente continuará acompanhando Neto aqui. Precisamos avaliá-lo, entender mais as condições dele. A preparação é essa e estamos prontos para recebe-lo", completou a médica Carolina Ponzi.