Topo

Com impasse por Maracanã, CBF pode levar Brasil x Colômbia para o Engenhão

Retomado pelo Botafogo após a Rio-2016, Engenhão pode receber amistoso da seleção - Reprodução/twitter
Retomado pelo Botafogo após a Rio-2016, Engenhão pode receber amistoso da seleção Imagem: Reprodução/twitter

Bernardo Gentile e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/12/2016 16h33

Diante das inúmeras dificuldades para reabrir o Maracanã, a CBF estuda outras alternativas para realizar o amistoso entre Brasil x Colômbia, no dia 25 de janeiro, com renda revertida para os familiares das vítimas da tragédia com o voo da Chapecoense. É uma delas - e mais forte no momento - é levar a partida para o Estádio Nilton Santos  (Engenhão), no Rio de Janeiro.

Dirigentes da CBF e do Botafogo ouvidos pela reportagem do UOL Esporte confirmaram as conversas e a intenção de levar o jogo beneficente para o estádio alvinegro. 

"É uma possibilidade real. Teremos uma reunião nesta sexta-feira na Ferj [Federação de Futebol do Rio de Janeiro] e saberemos mais detalhes sobre isso em breve", explicou o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira.

Botafogo não cobrará aluguel

Uma vistoria será realizada nesta sexta-feira (16) por representantes da CBF. Acompanhando de dirigentes do Botafogo, os integrantes da Confederação querem observar as alterações recentes no estádio - como a retirada de cadeiras do setor popular norte - e bater o martelo sobre a proposta do clube de não cobrar aluguel pela locação para a partida.

A ideia da Confederação, desde quando anunciou o amistoso, era realizar Brasil x Colômbia no Maracanã. Por dois motivos: facilidade logística - jogadores se apresentam no Rio e sequer treinam - e capacidade maior de renda. No entanto, o custo operacional e a dificuldade de negociação pelo estádio reduziram as chances de o "maior do mundo" receber a partida.

O custo inicial de mais de R$ 200 mil, somado aos excessos de gratuidades e meias-entradas, reduziria o potencial de arrecadação líquida do Maracanã. Mas a CBF seguiu optando por uma Arena no Rio.

Lista de convocados é impasse

Outro problema é relacionado à lista de convocados. Por não se tratar de uma data Fifa e com a temporada europeia ocorrendo normalmente no período, a comissão técnica da seleção brasileira ainda estuda a melhor forma de escolher a seleção, que pode ter uma formação caseira para o amistoso beneficente.

Líder das Eliminatórias e com seis vitórias em seis jogos sob o comando de Tite, a seleção brasileira fechou o ano em alta e em paz com o torcedor. Após o jogo para arrecadar verba para os familiares de vítimas, a equipe principal voltará a campo em março – jogos contra Uruguai e Paraguai pelas Eliminatórias da Copa de 2018.

Quer receber notícias da seleção brasileira de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.