Topo

Zagueiro Neto desembarca em Chapecó e se junta a Alan Ruschel e Henzel

Reprodução/Sportv
Imagem: Reprodução/Sportv

Do UOL, em São Paulo

15/12/2016 21h47

O zagueiro Neto voltou a Chapecó 18 dias depois da tragédia com o time da Chapecoense. O jogador do time catarinense se junta agora ao lateral Alan Ruschel e ao jornalista Rafael Henzel, que chegaram ao Brasil na última terça. O desembarque ocorreu às 21h46 desta quinta-feira.

A aeronave deixou Medellín no começo da tarde de hoje e fez uma escala no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, por volta das 16h45. Uma hora depois, ela seguiu para a cidade catarinense.

"Iniciamos a missão ao meio-dia e chegamos com segurança. Ele está consciente, orientado. Está sendo um voo descontraído. Durante o voo ele está sendo medicado, estamos dando condição para ele chegar bem a Chapecó. Fizemos essa escala técnica em Manaus para abastecer a aeronave", disse Francisco Souto, chefe da equipe médica.

Neto, que foi um último sobrevivente retirado do local da tragédia, nas cercanias de Medellín, será internado no mesmo hospital dos outros brasileiros estão sendo atendidos em Chapecó - ele chegou ao local às 22h27. Jackson Follmann está em São Paulo, no Hospital Albert Einstein, e deve ser transferido para Santa Catarina até segunda-feira.

O zagueiro era o sobrevivente em estado mais grave. O atleta da Chapecoense dependeu de ventilação mecânica por 11 dias e só passou a respirar sem a ajuda de aparelhos na última sexta-feira.

Neto só soube do acidente com a delegação do time catarinense na segunda-feira passada. Segundo os médicos, o jogador chegou a sonhar com a queda do avião na noite anterior à tragédia.

Nesta quinta, o zagueiro falou publicamente pela primeira vez sobre o fato. Ele fez um agradecimento aos colombianos pela ajuda nos últimos dias. 

"Sou grato a Deus pelo trabalho que vocês fazem. Agradeço muito a vocês pela ajuda que me deram. Muito obrigado. Que Deus abençoe todos. Que vocês continuem fazendo esse trabalho - que é maravilhoso - para quem necessita, como eu necessitei. Grande abraço a todos", disse com a voz baixa.