Topo

Campeão da Libertadores, Rueda vira número um em lista do Corinthians

AFP PHOTO / RODRIGO BUENDIA
Imagem: AFP PHOTO / RODRIGO BUENDIA

Dassler Marques e Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo e em Belo Horizonte

19/12/2016 09h45

As discussões dentro da direção do Corinthians avançaram em relação ao nome do treinador colombiano Reinaldo Rueda. Atual comandante do Nacional de Medellín-COL, ele é nesse momento a opção prioritária para a cúpula corintiana.

As partes aguardam a viagem de volta de Rueda, de partida do Japão após disputa do Mundial de Clubes, para acertar os próximos passos. É possível que o gerente de futebol corintiano Alessandro viaje até Medellín para uma reunião com o treinador colombiano, ou que o próprio Reinaldo Rueda passe por São Paulo.

Resistente a nomes do exterior, o presidente Roberto de Andrade foi convencido pelo currículo de Rueda, pela recepção positiva de torcedores em relação ao nome do treinador e ainda pela dificuldade em encontrar brasileiros disponíveis para a função.

Na última sexta-feira, o diretor de futebol Flávio Adauto admitiu que não conhecia o treinador campeão da Copa Libertadores, e foi apresentado por e-mail enviado por um empresário brasileiro. Rueda tem desejo de trabalhar no Brasil e ofereceu procuração a esse representante. Ele classificou e dirigiu Equador e Honduras, respectivamente, nas Copas 2014 e 2010.

Já nesse momento, Reinaldo Rueda tem também em mãos uma proposta para seguir no Nacional de Medellín para a temporada 2017, mas também pode não permanecer. Em entrevista coletiva no Japão, ele admitiu dores fortes no quadril e a possibilidade de dar uma pausa na carreira para realizar cirurgia. Essa hipótese, porém, não foi confirmada, e ele só terá certeza quando retornar à Colômbia.

Em paralelo a isso, já há uma discussão sobre valores entre seus representantes e a direção do Corinthians, que tem pressa para anunciar o novo treinador e retomar a busca por reforços para o ano que vem. Os primeiros nomes buscados pela cúpula não tiveram sucesso: Guto Ferreira envolveria valores muito altos para o momento, Jair Ventura tem compromisso com o Botafogo e Dorival Júnior disse que seguirá no Santos.