Topo

Com força máxima e 2 a mais, Barça vacila e perde do Bilbao na Copa do Rei

Piqué - Vincent West/Reuters - Vincent West/Reuters
Imagem: Vincent West/Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/01/2017 20h07

Mesmo com o trio Messi-Suárez-Neymar de volta após as férias de fim de ano e força máxima escalada contra o Athletic Bilbao, o Barcelona perdeu nesta quinta-feira (5) o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Rei. A derrota por 2 a 1, fora de casa, veio com dois erros em quatro minutos que acabaram com a bola no fundo da rede de Ter Stegen.

Aduriz e Williams marcaram para o Bilbao após vacilos na saída de bola do Barça, que descontou no segundo tempo com um golaço de falta de Messi. O time catalão também reclamou muito de um pênalti não marcado em Neymar.

O Bilbao teve dois jogadores expulsos nos últimos 15 minutos (Raúl García e Iturraspe) e o Barça pressionou no fim, mas não conseguiu o empate - Messi acertou a trave no último lance. O jogo de volta acontece em 11 de janeiro, no Camp Nou.

Bilbao marca pressão e é premiado

Durante praticamente toda a partida, a marcação pressão do Athletic Bilbao causou muitos problemas ao Barcelona. Avançando o time em bloco e tirando as opções de passe do goleiro Ter Stegen, o time da casa forçou o Barça a vários erros na saída.

Aos 24 minutos, Iniesta perdeu a bola, e Aduriz marcou após cruzamento de Raúl García. Quatro minutos depois, nova roubada de bola no ataque, ajeitada de calcanhar de Aduriz e uma bomba de Williams para ampliar.

Barça reclama da arbitragem

Não faltaram lances polêmicos contra o Barça. Primeiro, Piqué dividiu pelo alto com o goleiro Iraizoz, e os catalães ficaram pedindo pênalti. Depois, Aduriz soltou o braço em Umtiti em disputa de bola; o camaronês foi atendido e depois tirou satisfações com o rival pela agressão, mas o juiz deu um cartão amarelo para cada um.

A jogada que mais gerou reclamação, porém, foi um pênalti em cima de Neymar. O brasileiro fez a finta dentro da área e foi derrubado por Etxeita, mas o árbitro Fernández Borbalán mandou o jogo seguir.

Messi diminui o prejuízo

O estrelado trio de ataque do Barcelona fez uma partida aquém de suas possibilidades, mas um lance de genialidade de Messi fez com que o Barça não saísse sem gols de San Mamés. Após Neymar sofrer falta fora da área, Messi cobrou com maestria e diminuiu. O goleiro Iraizoz até tocou na bola, mas não impediu que ela entrasse completamente.

Bilbao tem dois expulsos e Messi pressiona no fim

O Athletic Bilbao abusou das faltas e entradas duras durante todo o jogo, e o preço veio nos últimos 15 minutos: os meio-campistas Raúl García e Iturraspe foram expulsos após levarem o segundo amarelo. O Barça aproveitou a vantagem numérica e pressionou, mas o time da casa se fechou como pôde e conseguiu chegar ao fim do jogo sem levar mais gols.

O último lance do jogo foi o mais inacreditável: Messi ficou com sobra de escanteio dentro da área e bateu de primeira com a perna direita, mas a bola explodiu na trave.

Quer receber notícias de futebol internacional de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.