Topo

Mancini diz que Chape seria maior desafio de qualquer técnico: "é complexo"

Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

05/01/2017 12h03

O técnico da Chapecoense, Vagner Mancini, disse em entrevista à ESPN Brasil que o trabalho que está desempenhando seria o maior desafio na carreira de qualquer treinador do mundo. Segundo Mancini, a reconstrução da equipe e de toda a estrutura de futebol do clube após a tragédia na Colômbia envolve muitos aspectos e é uma tarefa complexa.

“Eu entendo como um grande desafio refazer um elenco. Seria o maior desafio da carreira de qualquer treinador. Além de montar dois times você tem que refazer a estrutura do futebol e em menos de 15 dias buscar gente para começar um ano com torneios importantes, Vamos disputar tudo aquilo que uma equipe sonha. Tudo é um atrativo”, disse em entrevista à ESPN Brasil.

Especificamente sobre a montagem do time, ele ressaltou o quanto é diferente ter que iniciar do zero. O técnico disse que vai ter de escolher os titulares e dar entrosamento a um grupo que nunca teve contato.

“Quando você remonta, você tem uma base. Você só pega peças que teve dificuldades ao longo do outro ano. Neste caso, estamos montando um time de 28 jogadores em que nenhum tem garantido seu lugar. Veja como isso é complexo”, explicou.

Uma das preocupações de Mancini neste seu início de trabalho é com o equilíbrio emocional. De acordo com o treinador, este é um dos aspectos que foi levado em conta na montagem do elenco para 2017.

"Você sabe o quanto o aspecto emocional faz diferença. É importante dizer que ficamos muito focados nisso. Não só no departamento de futebol, mas também em quem vai fazer a relação com a comunidade e outras tarefas. Tudo isso a gente pensou. Temos que ter a consciência que temos que entrar no avião, de entrar em campo, que teremos briga no vestiário, o que é normal no futebol. Vamos ter que ter equilíbrio emocional para isso", disse.

"Tivemos dificuldades de encontrar o atleta que pudesse render o esperado, que fosse experimentado no futebol – não só em idade – e essa dificuldade se baseou no fechamento do contexto técnico, emocional, tático e também financeiro", completou.

Ajuda 

Mancini aproveitou para dizer que no momento oportuno revelará todas as equipes que têm ajudado à Chapecoense a se reerguer. Ele voltou citar especificamente o Palmeiras como um clube que tem feito este papel e aproveitou para se explicar sobre uma frase em que aparentava estar descontente com alguns times.

"Tivemos ajuda de algumas equipes de verdade. E quero dizer que muitos clubes não conseguiram ajudar porque também vivem seus problemas. Quando disse isso, fui mal-interpretado não foi com aquela intenção", explicou,  

Quer receber notícias do Chapecoense de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.