Topo

Mourinho diz ser contra premiações individuais: "não é o que o time busca"

Reuters
Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

06/01/2017 08h33

José Mourinho foi convidado pela Fifa para uma entrevista especial sobre o prêmio de melhor do mundo da entidade, que será entregue no mês de janeiro.  O treinador português destaca, no entanto, que não gosta de prêmios individuais e destacou os técnicos que concorrem ao troféu.

“Honestamente eu não sou um grande fã de prêmios individuais. Futebol é um esporte de grupo. Os times ganham os jogos e os jogadores não são tão importantes quanto os times. A mídia e os torcedores adoram isso (os prêmios), dirigentes nem tanto, porque tem uma contradição quanto ao objetivo do nosso trabalho e os prêmios individuais. Claro que há jogadores especiais, com muito talento que pode fazer o time e o elenco melhor. Esse tipo de jogador pode influenciar até o estilo de jogo ou a dinâmica do time. Para mim, esses jogadores são especiais. Eu só acho que, com os prêmios, o foco acaba mudando um pouco. Uma semana depois da cerimônia a campanha do próximo ano já começou”, disse José Mourinho.

O treinador, no entanto, admite a felicidade de vencer um prêmio individual, como ele mesmo já conquistou, mas faz uma ressalva.

“Foi uma honra ter ganhado o prêmio de melhor treinador de 2010 porque isso vai ficar na história da Fifa. No entanto, eu repito: sou um homem de grupo e em 2010 não fui eu, foi o ano da Internazionale. Não foi a temporada do Mourinho e é assim que sinto quanto ao meu trabalho”, comentou.

O técnico do Manchester United ainda analisou os treinadores que concorrem ao prêmio de melhor do mundo: Claudio Ranieri, Fernando Santos ou Zidane?

“Eu acho que os três merecem. Os três ganharam coisas importantes. Zidane ganhou a Liga dos Campeões, Fernando, a Euro e Ranieri ganhou o Campeonato Inglês. Eu sou amigo dos três, então eu fico feliz com qualquer um que ganhe. Ranieri fez um milagre, Fernando transformou um sonho em realidade e Zidane ganhou a Liga dos Campeões”, analisou.

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.