Topo

Em 4º, Neymar ganha votos de estrela do Borussia e "periferia" do futebol

Do UOL, em São Paulo

09/01/2017 17h38

O brasileiro Neymar terminou na quarta colocação na votação do melhor jogador do mundo, divulgada pela Fifa nesta segunda-feira. O brasileiro do Barcelona ficou com 6,23% dos votos, atrás do vencedor Cristiano Ronaldo (34,54%), além de Lionel Messi (26,42%) e Antoine Griezmann (7,53%).

Ao contrário da última edição, quando terminou em 3º lugar, o brasileiro Neymar teve presença um pouco mais discreta na votação dos melhores jogadores do mundo de 2016. Após a vitória de Cristiano Ronaldo nesta segunda, a Fifa divulgou os votos de cada um dos representantes de seleções internacionais e de jornalistas de todo o planeta. O atacante do Barcelona ganhou a preferência apenas de uma estrela do Borussia Dortmund, além de nomes desconhecidos do cenário internacional.

Neymar foi escolhido o melhor do mundo de 2016 por Pierre-Emerick Aubameyang, atacante do Borussia Dortmund, que votou na condição de capitão da seleção de Gabão. Outros jogadores escolheram o brasileiro à frente dos demais: Ramin Ott (Samoa Americana) e Paulo Cheang Cheng Ieong (Macau).

O atacante da seleção brasileira também foi escolhido o melhor por Artur Petrosyan (técnico da Armênia), Andrew Bascome (técnico de Bermuda), Abraham Grant (técnico de Gana), Hervé Renard (técnico de Marrocos), além de jornalistas de Bahamas e das Ilhas Turcas e Caicos.

Ao todo, Neymar teve 106 menções entre os votantes, a maioria delas em 2º ou 3º lugares na preferência dos participantes. Capitão da Argentina, Messi elegeu o brasileiro na segunda colocação, atrás do uruguaio Luis Suárez - ambos companheiros de Barcelona. 

Tite e Daniel Alves também votaram na eleição, na condição de técnico e capitão da seleção brasileira, respectivamente. O treinador colocou Neymar em segundo lugar, atrás de Cristiano Ronaldo. Já o lateral da Juventus votou em Messi como melhor, com Neymar em segundo.

Representante da imprensa brasileira, o jornalista Paulo Vinícius Coelho, blogueiro do UOL, colocou Neymar em terceiro lugar, atrás de Cristiano Ronaldo e de Lionel Messi.