Topo

Sensação Leicester faz italiano faturar prêmio de melhor técnico do ano

Façanha com Leicester fez Ranieri garantir prêmio de melhor técnico do mundo - AFP / Fabrice COFFRINI
Façanha com Leicester fez Ranieri garantir prêmio de melhor técnico do mundo Imagem: AFP / Fabrice COFFRINI

Do UOL, em São Paulo

09/01/2017 16h26

Ainda não foi desta vez que Zinedine Zidane se tornou o melhor técnico do mundo. Favorito à conquista, o francês foi superado pelo italiano Claudio Ranieri, que chocou o mundo ao fazer o modesto Leicester levantar o troféu do Campeonato Inglês na temporada passada. Fernando Santos, treinador da seleção portuguesa no título da Eurocopa, foi o terceiro colocado no evento realizado nesta segunda-feira (9), em Zurique, na Suíça.

"Foi uma noite fantástica para mim. Só de estar aqui ao lado de grandes lendas... Estou louco aqui. Obrigado todos que votaram em mim. Obrigado minha família, esposa, jogadores, clube... Sem jogadores é muito difícil ganhar alguma coisa na Inglaterra", disse Ranieri após conquistar o prêmio.

Zidane compareceu ao lado da mulher Veronica - REUTERS/Arnd Wiegmann - REUTERS/Arnd Wiegmann
Zidane compareceu ao lado da mulher Veronica
Imagem: REUTERS/Arnd Wiegmann

Apesar de ter grandes clubes em seu currículo de treinador, como Valencia, Atlético de Madri, Chelsea, Juventus, Roma e Inter de Milão, foi no pequeno Leicester que Ranieri fez história.

Com um orçamento reduzido, longe dos bilionários Chelsea, Manchester United, Manchester City, Liverpool e Arsenal, o italiano conseguiu armar uma equipe forte e entrosada, responsável por conquistar o título de uma das ligas mais difíceis do mundo com duas rodadas de antecedência.

Na temporada 2015/16, disputando apenas competições nacionais, o Leicester teve um desempenho espetacular. Em 47 jogos disputados, foram 28 vitórias, 15 empates e apenas quatro derrotas, um aproveitamento de 70% dos pontos que estavam em jogo.

Nesta temporada, no entanto, as coisas não estão saindo como o previsto (pelo menos na Premier League). No Campeonato Inglês, o atual campeão amarga apenas a 15ª posição, com 21 pontos, ou seja, cinco vitórias, seis empates e nove derrotas - apenas 35% de aproveitamento.

Já na Liga dos Campeões a situação é outra. Na fase de grupos, o Leicester terminou na liderança da chave, com quatro triunfos, um empate e apenas um revés. Agora, os comandados por Ranieri se preparam para enfrentar o Sevilla nas oitavas de final, em confronto que será realizado apenas no dia 22 de fevereiro.

Quer receber notícias do futebol internacional de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.