Topo

Presidente corintiano se mostra reticente a voltas de Andrés e Rosemberg

Rosemberg, ex-vice-presidente e diretor de marketing, poderia regressar ao Corinthians - Julia Chequer/Folhapress
Rosemberg, ex-vice-presidente e diretor de marketing, poderia regressar ao Corinthians Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Dassler Marques e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

09/01/2017 21h04

De volta nesta segunda após férias nos Estados Unidos, Roberto participou de uma série de conversas no Parque São Jorge, mas indicou que não está disposto a ceder diante do que propõe Andrés. Ele se reuniu com o ex-presidente e outros membros da diretoria. 

A ideia do ex-presidente é uma força-tarefa entre ex-dirigentes que assumiram o clube em 2007. Mais especificamente, que ele próprio, Andrés, se torne superintendente de futebol, que Luis Paulo Rosemberg comande o marketing e que Raúl Correa seja novamente diretor financeiro. Além disso, que o vice e aliado André Luiz de Oliveira, mais conhecido como André Negão, participe ativamente das decisões do Corinthians. 

Quem participou das reuniões nesta segunda-feira afirma que Andrés não sugeriu os nomes diretamente a Roberto de Andrade e que, ao contrário do que se falava nos bastidores, não indicou também que o presidente deveria se licenciar do cargo. Um novo encontro entre Andrés e Roberto deve ocorrer nesta terça. 

Aos aliados com quem manteve conversas durante o dia, Roberto de Andrade afirmou que não está disposto a mexer em homens de confiança que seriam afetados com esses retornos. Especificamente, o gerente de futebol Alessandro, que foi alvo de ataques do grupo de Andrés Sanchez, e o diretor financeiro Emerson Piovesan, o único entre os principais membros da direção a não ter saído do cargo. Foi o próprio Andrés quem realizou a costura para que Rosemberg e Raúl Correa voltassem à diretoria. 

Quem esteve com Roberto de Andrade ainda afirma que o presidente não aceitará pedir licença do cargo, como também se ventilou em razão de problemas de saúde no fim do ano. Há, dentro do grupo de Roberto, convicção de que o processo de impeachment, atualmente nas mãos da comissão de ética, não vai prosperar. Por outro lado, se acredita que o mandatário está aberto a duas solicitações no último ano de sua gestão: estar mais presente fisicamente no Corinthians e ouvir mais os aliados e a oposição.  

Durante a segunda-feira, Roberto de Andrade enviou e-mails para todos seus dirigentes e convocou uma reunião para a quinta-feira, no Parque São Jorge. De acordo com os membros, porém, a ideia é apenas traçar planos para 2017.