Topo

Tite abre seleção para testes e faz convocação "às cegas" para amistoso

NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/01/2017 04h00

O técnico Tite realiza às 11h desta quinta-feira (19), na sede da CBF, na Barra da Tijuca, a primeira convocação para a temporada 2017 da seleção brasileira. O comandante da equipe anunciará os jogadores da equipe “caseira” que enfrentará a Colômbia, no dia 25, em amistoso beneficente no Engenhão com renda destinada aos familiares da tragédia do voo da Chapecoense.

A convocação, realizada de maneira inesperada pelas circunstâncias de um jogo que não estava no calendário do ano, terá apenas jogadores que atuam no futebol brasileiro e mostrará uma nova realidade de Tite e sua comissão técnica. Após seis jogos nas Eliminatórias em 2016 com um grupo praticamente fechado, o técnico abrirá a seleção para testes.

“Quem for chamado terá possibilidade real de nova convocação no futuro”, frisou Tite.

O chamado, no entanto, terá outras curiosidades. Apesar de levar, claro, em conta o critério técnico, o comandante não terá maiores referências em um período ainda sem jogos oficiais e dependerá do auxílio das comissões dos clubes para formar a lista.

A convocação praticamente "às cegas" neste aspecto contemplará, em boa parte, destaques do último Campeonato Brasileiro (que acabou no começo de dezembro) que estiverem em condições mais privilegiadas neste início de 2017.

“Em respeito aos clubes e preservando a saúde dos atletas seguiremos um pré-requisito. Nosso departamento médico-físico estará em contato com os clubes para que nos passem uma segurança de que o atleta possa atuar por no mínimo 45 minutos”, comentou o treinador.

E nenhum jogador deverá atuar mais que um tempo de jogo.

Na lista, alguns nomes já conhecidos das últimas convocações não devem ficar de fora. É o caso dos “brasileiros” Weverton, do Atlético-PR, Fagner, do Corinthians, Geromel, do Grêmio, e Rodrigo Caio, do São Paulo.

As surpresas devem ficar por conta de atletas menos badalados no cenário internacional, mas que estiveram presentes em boa parte das premiações do último Brasileiro. São esperados nomes como Willian Arão e Jorge, do Flamengo, Dudu, do Palmeiras, e Gustavo Scarpa, do Fluminense.

A equipe de Tite montou uma logística de preparação visando não atrapalhar a pré-temporada dos clubes nacionais.

De acordo com o planejamento do grupo de trabalho, os jogadores se apresentam a partir do final da noite do dia 23 (segunda-feira) e realizam apenas um treino - no final da tarde do dia 24 (terça) - antes do jogo, marcado para o estádio Nilton Santos (Engenhão), às 21h45 de quarta-feira.