Topo

O primeiro dilema de Mano em 2017: como escalar Arrascaeta e T.Neves juntos

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

03/02/2017 04h00

O início de ano tem sido animador para o torcedor do Cruzeiro. Após três vitórias em jogos-treino (18 gols feitos e dois sofridos) contra equipes de pequena expressão, o time celeste venceu seus dois primeiros compromissos oficiais na temporada e aumentou a expectativa para um ano bem melhor que os dois anteriores. Um dos pilares deste começo é o meia De Arrascaeta.

Em crescente evolução desde o ano passado, o uruguaio foi o maestro no clássico contra o Atlético e comandou a vitória diante do maior rival. Porém, a região de atuação do jogador coincide com a de Thiago Neves, o principal reforço da temporada. Agora Mano terá que se virar para escolher um titular ou achar uma formação onde caibam os dois atletas.

No momento, Thiago Neves ainda depende de detalhes burocráticos para ser regularizado e se colocar à disposição de Mano. Por isso o treinador não pensa em sofrer por antecipação, mas garante que encontrará um lugar para o meia no time.

"Tem um amigo que diz que 'problema a gente não cria por antecipação'. Quando ele (Thiago Neves) tiver legal para jogar, a gente vê. Jogador bom sempre tem espaço, e cabe ao treinador encontrar o lugar dele no time, respeitando as características", disse.

E por falar em características, Arrascaeta já declarou que prefere jogar na faixa central do campo, como organizador do time, posição predileta também de Thiago Neves. O uruguaio, contudo, tem chamado atenção pela constante movimentação durante os jogos. Foi assim que o camisa 10 marcou o gol da vitória no clássico. Escalado como referência no ataque, Rafael Sóbis deixou a grande área e inverteu com Arrascaeta, que surgiu como elemento surpresa cara a cara com o goleiro Giovanni. São modificações como essas que podem ajudar o treinador a encaixar a dupla no time.

"Não penso que vai ser tão difícil, pelo que tenho visto nos treinamentos. Provavelmente, vamos mudar pequenos detalhes. É importante os jogadores que chegam verem o comprometimento dos que estão aí. Esta é a receita", acrescentou.

Neves avalia dupla com Arrascaeta

Presente no Mineirão durante a vitória estrelada no clássico, Thiago Neves falou sobre a possível parceria, elogiou o companheiro uruguaio e se animou possibilidade de jogarem juntos em campo.

"Quem vai decidir isso é o Mano. Mas pela qualidade que o Arrascaeta tem, não tem como dar errado", falou.