Topo

5 novidades? Veja quais podem ser as surpresas da seleção na lista de Tite

Reprodução/UOL
Imagem: Reprodução/UOL

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

02/03/2017 13h54

A primeira convocação de Tite para as Eliminatórias da Copa do Mundo em 2017 pode e deve apresentar novidades. O treinador anunciará a nova lista da seleção brasileira na sexta-feira, em São Paulo. Os compromissos são Paraguai e Uruguai, ambos no fim de março.

Algumas mudanças, como a já certa saída de Gabriel Jesus e a provável de Lucas Lima, são por ordem física. Outras, como no gol e na lateral direita, por um dos princípios que Tite carrega consigo: mexer no grupo para elevar o nível de competição dos atletas, mesmo quando as coisas funcionam bem. A tendência é que sejam três ou quatro novidades. 

Em fevereiro, toda a comissão técnica da seleção assistiu a um total de 15 partidas in loco na Europa, além de acompanhar treinamentos de várias equipes. Foi nessa viagem que Tite amadureceu o montagem do grupo de atletas para a convocação a ser feita nesta sexta. Com grupo extenso de pendurados, o treinador pode até anunciar uma relação com mais de 23 nomes, como já feito anteriormente. 

GOLEIRO

Ederson - TOBIAS SCHWARZ/AFP - TOBIAS SCHWARZ/AFP
Imagem: TOBIAS SCHWARZ/AFP

São boas as chances de Tite modificar um dos nomes da posição. O candidato a deixar o grupo é o flamenguista Alex Muralha, terceiro arqueiro da seleção nas últimas oportunidades.

O favorito a ingressar no grupo é o jovem Ederson, titular e destaque do Benfica na Liga dos Campeões. Justamente diante dos auxiliares Taffarel e Sylvinho, ele teve sua melhor exibição diante do Borussia Dortmund-ALE.

Quem corre por fora é Diego Alves, do Valencia, também observado in loco pelo estafe de Tite. 

LATERAL

Mariano - CRISTINA QUICLER/AFP - CRISTINA QUICLER/AFP
Imagem: CRISTINA QUICLER/AFP

Com Dani Alves, Marcelo e Filipe Luís praticamente garantidos, a comissão técnica deu sinais de que pode alterar o reserva da lateral direita. Presente em todas as listas de Tite, Fagner é ameaçado por Mariano, bastante em alta no Sevilla de Jorge Sampaoli. 

Tite fez visita a uma atividade do treinador argentino e também assistiu a Sevilla x Leicester City, partida da Liga dos Campeões em que Mariano voltou a reafirmar sua boa forma. 

ZAGUEIRO

Felipe - AFP PHOTO / MIGUEL RIOPA  - AFP PHOTO / MIGUEL RIOPA
Imagem: AFP PHOTO / MIGUEL RIOPA

Com Miranda, Marquinhos e Gil praticamente garantidos no grupo, Tite ainda teve a boa notícia na última semana com a boa atuação de Thiago Silva, recuperado de uma lesão na panturrilha esquerda. Se estiver de fato em boas condições, o ex-capitão deverá ser mantido. 

Em caso de algum problema, o favorito a ter uma oportunidade é o ex-corintiano Felipe. Em alta na primeira temporada pelo Porto-POR, ele recebe elogios constantes de Tite, que já manifestou a ideia de levar o zagueiro à seleção. A alternativa natural, porém, seria Rodrigo Caio, presente em três das quatro listas do treinador até aqui. 

MEIO-CAMPO

Willian Arão - Gilvan de Souza / Flamengo - Gilvan de Souza / Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Entre os volantes, Casemiro e Fernandinho são os favoritos a seguir no grupo. Já para a função de meio-campista, os titulares Paulinho e Renato Augusto, além do ex-gremista Giuliano, devem continuar também na seleção. São grandes, porém, as chances de troca de Lucas Lima, lesionado no Santos, que poderia ser substituído por um volante ou um meia de ofício. 

Tite, porém, não deu nenhum sinal sobre quem poderá chamar. Alguns nomes na corrida são Oscar (na China), Willian Arão e Diego (ambos Flamengo), Fred (Shakhtar) e Rodriguinho (Corinthians). 

ATAQUE

Diego Souza - Williams Aguiar/Sport Recife - Williams Aguiar/Sport Recife
Imagem: Williams Aguiar/Sport Recife

Pelos lados do campo, Tite dificilmente fará mudanças nos nomes que tem chamado regularmente: Willian, Coutinho, Neymar e Douglas Costa. Já no comando do ataque, a lesão de Gabriel Jesus abriu uma série de hipóteses, enquanto Roberto Firmino deverá ser mantido e ganhar a titularidade. 

A lesão de Jonas, do Benfica, além da má fase de Gabigol na Inter de Milão, reduzem o leque de opções do treinador. Se quiser um jogador de área, pode apostar no experiente Diego Souza, titular no amistoso 'caseiro' contra a Colômbia e em vantagem. Para um atacante que ofereça a alternativa de 'falso nove', ganha força o nome do campeão olímpico Luan. Uma surpresa seria Tico Soares, novidade do Porto-POR e observado in loco pelo auxiliar Sylvinho.