Topo

Promessa, ex-Chelsea e sul-africano... Grêmio escala time dos "sem chance"

Wallace Oliveira está fora dos planos do Grêmio e será titular contra o Ceará - Lucas Uebel/Grêmio
Wallace Oliveira está fora dos planos do Grêmio e será titular contra o Ceará Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/03/2017 04h00

Classificação e Jogos
O Grêmio entra em campo nesta quinta-feira (02) às 21h30 (de Brasília) para encarar o Ceará pela Primeira Liga. Mas no campo da Arena não estarão Luan, Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Bolaños e nem mesmo Renato Gaúcho no banco. Será o chamado time de transição que vai vestir a camisa gremista em casa. Cheio de jogadores sem chance no time principal. 
 
Do elenco de cima, apenas o goleiro Bruno Grassi. Nas demais posições, atletas que pretendem subir no clube ou mesmo fazem do Grêmio escala para novos períodos de empréstimo. Renato Gaúcho estará nos camarotes da Arena observando. Ou seja, oportunidade para mostrar serviço ao treinador. 
 
E mesmo que a classificação não esteja sequer encaminhada na Primeira Liga. Sem ponto algum, o Grêmio é lanterna no grupo B. Caso seja derrotado, o Tricolor está eliminado. Se empatar, precisará vencer o América-MG na última rodada para avançar. Ao Ceará, uma vitória classifica e um empate deixa decisão para a última rodada. O alvinegro tem 2 pontos e encerra sua participação na fase de grupos agora. 
 

Jogadores que buscam crescer no Grêmio

A equipe de transição do Grêmio é formada para que os jogadores completem sua preparação para a equipe principal. E nesta leva há vários jogadores relacionados para Grêmio e Ceará. 
 
A principal aposta é o meia Lima. Com passagem pelo Mallorca, da Espanha, o jovem é uma das promessas que geram maior expectativa nos times inferiores do clube. Além dele, Lucas Rex, Iago, Zé Augusto, todos se enquadram nesta categoria. 
 
Outro destaque entre os que sonham com vaga na equipe de cima é o meia-atacante Tyroane Sundows. O sul-africano - que possui dupla nacionalidade e também é brasileiro - caiu nas graças de Renato Gaúcho no ano passado e chegou a entrar em alguns jogos. Agora tenta recuperar espaço no elenco. 
 

Ex-Chelsea e quem busca um novo clube

Mas há no elenco ainda jogadores que não terão chance no elenco de cima em hipótese alguma. Assim, encerram seus contratos ou buscam destaque para conseguir melhor sorte em outra equipe. 
 
O primeiro caso é o do lateral direito Wallace Oliveira. Emprestado pelo Chelsea até o meio do ano, foi excluído do elenco principal por escolha da comissão técnica e treina até o fim de seu vínculo. 
 
Além dele, o meia Rondinelly, emprestado ao Londrina na temporada passada, retornou e trabalha apenas até o fim de seu vínculo. Depois, irá procurar novo destinho. Lucas Coelho, por sua vez, está nos planos do Avaí e pode concretizar sua saída do Tricolor. 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CEARÁ
Data e hora: 02/03/2017 (quinta-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Sportv
Árbitro: Rodrigo D’Alonso Ferreira
Auxiliares: Thiaggo Americano Labes e Fabiano Coelho da Silva
GRÊMIO: Bruno Grassi; Wallace Oliveira, Lucas Rex, Zé Augusto e Iago; Machado, Jeferson Negueba, Ty, Tilica (Rondinelly) e Lima; Lucas Coelho. 
Técnico: Felipe Endres
CEARÁ: Lauro; Thiago Cametá, Rafael Pereira, Sandro e Romário; Raul, Diones, Maxi Bianchutti, Felipe Tontini e Felipe Menezes; Magno Alves. 
Técnico: Givanildo Oliveira