Topo

Grêmio B busca empate contra o Ceará e se mantém vivo na Primeira Liga

Do UOL, em Porto Alegre

02/03/2017 23h21

Classificação e Jogos

Um Grêmio totalmente desfigurado, com jogadores das categorias de base ou que estão fora dos planos do clube. E mesmo assim, um empate providencial contra o Ceará e a vida na Primeira Liga. Foi este o resumo da segunda rodada do grupo B da competição. Nesta quinta-feira (02) o duelo que terminou 1 a 1 passou longe do que pretendiam os visitantes, mas foi celebrado pelo Tricolor. 

Tudo porque o Ceará foi muito superior na maior parte do jogo. Marcou um gol no primeiro tempo, perdeu ao menos outros três. Não conseguindo marcar, deu vida ao Grêmio, que passou a especular na etapa final. E contou com uma ajuda do goleiro Éverson, que falhou, para empatar. 
 
Desta forma, o Vozão fica com 3 pontos em segundo na chave. O Flamengo, com 7, está classificado. O Grêmio, por sua vez, tem 1 e ainda um confronto com o América-MG, que também soma 1 ponto, para sonhar com o avanço. A partida será dia 5 de abril. Com uma vitória simples, o Grêmio avança. 
 
A utilização massiva de jogadores que sequer suplentes são reflete a prioridade absoluta nos compromissos importantes que se avizinham para o Tricolor. No sábado há o clássico Gre-Nal pelo Campeonato Gaúcho. Na próxima quinta, a estreia na Libertadores contra o Zamora.  
 

Lima, Tilica e Rex

Os destaques do Grêmio são jogadores que buscam espaço no time principal. De olho em mais oportunidades, os meias Lima e Tilica - que entrou no segundo tempo - e o zagueiro Lucas Rex certamente ganharam pontos com o técnico Renato Gaúcho. 

Goleiro do Ceará faz tudo errado

O goleiro Éverson, do Ceará, não participou do jogo no primeiro tempo. Talvez por isso que seu time estivesse na frente. Porque quando precisou dele, o Ceará sofreu. Ele falhou no gol do Grêmio, de Lucas Rex. E em seguida errou em novo cruzamento. Por fim, saiu desesperado para intervir em lance de ataque do Grêmio, cometeu falta e levou cartão amarelo. Uma noite para esquecer. 
 

Grêmio de transição contra muitos conhecidos

O torcedor menos atento do Grêmio era capaz de conhecer mais jogadores do rival do que do próprio time. Enquanto usou o time de transição, com atletas que não recebem oportunidade no time principal, o Tricolor encarou uma série de conhecidos. Victor Rangel e Felipe Tontini com passagens recentes pelo time azul, branco e preto. Como Alex Amado, ex-Brasil de Pelotas e o experiente Magno Alves. Do lado gremista, o mais conhecido era Wallace Oliveira, lateral direito ex-Chelsea. 
 

Renato Gaúcho nos camarotes

Técnico do time principal, Renato Gaúcho esteve nos camarotes da Arena acompanhando o time de transição. Ao lado do auxiliar Alexandre Mendes, munido de um monitor de televisão, ele foi flagrado repetidamente comentando o jogo. Não parecia gostar nada do que via, principalmente no primeiro tempo. 
 

Volante falha e Magno Alves abre o placar

O Grêmio não pressionava ou mesmo esteve perto de marcar. Mas também não era pressionado. E em um jogo de muitos erros e pouca emoção, uma falha individual tratou de abrir o marcador. Machado dominou a bola de costas para a marcação em frente à área do Grêmio. Sairia jogando tranquilamente. Tão tranquilamente que demorou demais e acabou perdendo. Magno Alves recebeu passe e colocou forte na rede de Bruno Grassi. 
 

Ceará domina e Grêmio perde gol bizarro

Na frente no placar, o Ceará sempre foi mais perigoso. Quase marcou o segundo gol com Felipe Tontini aos 22 minutos, dominou ações ofensivas com Alex Amado como destaque. O Grêmio se atrapalhou muito. E quando pintou uma chance, em cruzamento de Lima, Lucas Coelho tentou concluir e acabou tirando a bola da direção da meta. No rebote, nem ele nem Rondinelly conseguiram colocar na rede. 
 

Goleiro sai mal e Grêmio empata

Se o Grêmio saiu perdendo com uma falha do volante Machado, empatou com um erro do goleiro Emerson. O camisa 1 do Ceará tinha toda condição de defender e sair jogando um cruzamento em cobrança de falta de Wallace Oliveira. Mas titubeou. Na segunda trave, Lucas Rex colocou nas redes o gol de empate gremista. Depois do gol, o Tricolor cresceu no jogo e acabou com o domínio do adversário no jogo. Batalhou atrás do segundo gol e não deu qualquer chance ao rival. 
 

Pior público da história da Arena

Até esta quinta-feira, o pior público da história da Arena do Grêmio tinha sido de 5 mil pessoas no Gauchão 2014, diante do Lajeadense. Mas o jogo contra o Ceará bateu tal marca. Menos de 3 mil pessoas compareceram na casa gremista para acompanhar o jogo. Inaugurada em dezembro de 2012, foi a partida com menos pessoas até hoje. 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 1 CEARÁ
 
Data e hora: 02/03/2017 (quinta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Rodrigo D'Alonso Ferreira
Auxiliares: Thiaggo Americano Labes e Fabiano Coelho da Silva
Renda: R$ 34.370,00
Público: 2. 944 (total)
Cartões amarelos: Wallace Oliveira (GRE); Éverson (CEA), Lucas (CEA), ViCtor Rangel (CEA)
Gols: Magno Alves, do Ceará, aos 18 minutos do primeiro tempo; Lucas Rex, do Grêmio, aos 9 minutos do segundo tempo; 
 
GRÊMIO
Bruno Grassi; Wallace Oliveira (Balbino), Lucas Rex, Zé Augusto e Iago; Machado, Jeferson Negueba, Ty (Jean Pyerre), Rondinelly (Tilica) e Lima; Lucas Coelho. 
Técnico: Felipe Endres
 
CEARÁ
Éverson; Thiago Cametá, Rafael Pereira, Luiz Otávio e Romário (Lucas); Raul, Richardson, Alex Amado (Maxi Bianchutti), Felipe Tontini (Arthur) e ViCtor Rangel; Magno Alves. 
Técnico: Givanildo Oliveira