Topo

Tite diz que atuações contra Colômbia levaram 'Diegos' às eliminatórias

Dassler Masquer, Gustavo Franceschini e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

03/03/2017 11h16

Novidades da lista da seleção brasileira para as partidas das eliminatórias contra Uruguai (em 23 de março em Montevidéu) e Paraguai (em 28 de março na Arena Corinthians), o meia Diego e o atacante Diego Souza ganharam seus espaços com Tite em boa parte graças às atuações que tiveram na partida amistosa contra a Colômbia em prol das vítimas do acidente da Chapecoense, em janeiro. O Brasil saiu vencedor por 1 a 0 no Engenhão, em duelo em que contou apenas com atletas que atuam no país.

"Diego jogou muito no jogo contra a Colômbia e os jogos do Flamengo o credenciaram para isso", afirmou o treinador da seleção após o anúncio da lista.

"O Diego (Souza) foi citado por vocês como o mais efetivo do Brasileiro. Foram 14 gols e um bom número de assistências. Jogou bem contra a Colômbia também, mas futebol é assim. Surge oportunidade, está reconvocado", explicou.

Em entrevista ao "Sportv", o coordenador de seleções Edu ainda citou o profissionalismo dos dois jogadores como exemplos a serem seguidos por outros jogadores. Ele contou do esforço da dupla para estar apta para a convocação.

"O Diego Souza quando voltou das férias, colhemos resultados que voltou de férias com um peso um pouco acima, aceitável. Entramos em contato com o Sport, avisamos da preocupação com a forma física e que ele estava no nosso radar, e hoje ele está muito diferente, ele se esforçou, entende e foi convocado. Podendo ter uma sequência a partir de agora", contou.

"Sobre o Diego, nós coletamos a informação que um cara do tamanho do Diego poderia aproveitar as férias bem tranquilo. E ele treinou, porque queria jogar em grande nível no Flamengo e pensava em voltar à seleção. Esse recado serve para terem essa concorrência. Isso aproxima os atletas da seleção brasileira", completou Edu.   

Ederson

Outra novidade na relação foi o goleiro Ederson, do Benfica, que vem se destacando pela equipe portuguesa.

"Temos hoje 36 atletas que acompanhamos. O Ederson é um deles, assim como outros goleiros. O bom momento que o Ederson vive foi determinante, sem deixar de passar a mensagem para outros grandes goleiros, Muralha, Cássio, Grohe todos. Nós estamos acompanhando a parte técnica, física. Tem de continuar assim para ter uma convocação", disse.

Tite explicou também a convocação dos atletas que atuam na China, que ainda não estão em plena atividade, uma vez que o campeonato nacional ainda não começou.

"É nossa também a atenção (com os chineses). O Fábio (Mahseredjian, preparador físico) e Cléber (Xavier, assistente) estavam acompanhando. O Renato Augusto não participou de jogos oficiais, mas tem dois projetados. O Gil fez sete jogos amistosos já. O Paulinho já está em uma situação mais avançada, com três jogos a mais", explicou.

Veja a lista completa

Goleiros
Alisson (Roma)
Weverton (Atlético-PR)
Ederson (Benfica)

Zagueiro
Gil (Shandong Luneng)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)

Laterais
Daniel Alves (Juventus)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luis (Atlético de Madri)
Marcelo (Real Madrid)

Meio-campo
Casemiro (Real Madrid)
Diego (Flamengo)
Fernandinho (Manchester City)
Giuliano (Zenit)
Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Renato Augusto (Beijing )
Willian (Chelsea)

Atacantes
Diego Souza (Sport)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Firmino (Liverpool)
Neymar (Barcelona)