Topo

Conmebol define datas para Chapecoense x Atlético Nacional na Recopa

Presidentes dividem troféu da Copa Sul-Americana de 2016 - AP Photo/Jorge Saenz
Presidentes dividem troféu da Copa Sul-Americana de 2016 Imagem: AP Photo/Jorge Saenz

Daniel Fasolin

Do UOL, em Chapecó (SC)

14/03/2017 23h55

A Conmebol está próxima de anunciar as datas da Recopa Sul-Americana de 2017. Os jogos entre Chapecoense e Atlético Nacional de Medellín devem ser nos dias 5 de abril na cidade catarinense e 10 de maio em Medellín. As datas ainda não foram oficializadas pela entidade, que pretende homologá-las em breve, não havendo nenhuma objeção por parte dos clubes.

Devido à tragédia com o avião da Chapecoense em Medellín no dia 29 de novembro do ano passado, que vitimou fatalmente 71 pessoas, Atlético Nacional de Medellín e Chapecoense não tiveram a chance de realizar a final da Copa Sul-Americana de 2016.

Após a tragédia o Atlético abdicou de jogar as partidas finais e solicitou à Conmebol que considerasse a Chapecoense como campeã. O título deu à Chapecoense o direito de jogar a Libertadores, Recopa e Copa Suruga, está última o clube de Santa Catarina gostaria de ceder a vaga ao Atlético, para retribuir o gesto do clube colombiano. No entanto a Conmebol e J-League (Liga Nacional do Japão), organizadores do torneio, não autorizaram a troca.

A ligação entre os países não se restringe aos clubes, Chapecó através do prefeito Luciano Bulligon levou um projeto de Lei à câmara de vereadores para transformar a cidade de Medellín em cidade irmã de Chapecó e nos próximos dias a prefeitura vai revelar um projeto para construir uma praça em Chapecó com o nome de Medellín.

O jogo entre Atlético Nacional e Chapecoense é um dos mais esperados pelos chapecoenses, que tem o clube colombiano como seu segundo clube, principalmente após a grande homenagem realizada pelos colombianos no estádio Atanásio Girardot no dia em que a primeira final da Sul Americana seria realizado.

No dia, 40 mil pessoas estiveram dentro do estádio e o dobro fora dele para homenagear a equipe catarinense.