Topo

C. Xavier se surpreende com cobrança da torcida a Argel: "impressionante"

Técnico Argel Fucks ainda é contestado por parte da torcida rubro-negra - Maurícia da Matta  / Divulgação / E.C. Vitória
Técnico Argel Fucks ainda é contestado por parte da torcida rubro-negra Imagem: Maurícia da Matta / Divulgação / E.C. Vitória

Do UOL, em Santos (SP)

15/03/2017 13h41

Contratado em setembro de 2016 pelo Vitória, Argel Fucks ainda não conquistou a torcida rubro-negra. Mesmo ajudando a salvar o time do rebaixamento no Campeonato Brasileiro e acumulando apenas uma derrota em 14 jogos (são 11 triunfos) disputados em 2017, o treinador continua sofrendo pressão dos aficionados, mesmo com placares favoráveis.

A reação da torcida, inclusive, surpreendeu o experiente Cleiton Xavier, que classificou como impressionante a atitude dos rubro-negros. Em entrevista ao canal Fox Sports concedida nesta quarta (15), o meia deu apoio a Argel e garantiu que ele tem a confiança de todos no elenco.

“Isso é impressionante. Já estou há muito tempo no futebol e é difícil opinar numa situação dessas. Nunca tinha passado por isso. Argel perdeu apenas um jogo e está sendo questionado. O mais importante é que o elenco e a diretoria sabem do potencial do Argel e o trabalho que está sendo feito. Não existe desconfiança entre nós. É seguir nessa pegada, que coisas melhores virão”, disse o meia, que já marcou quatro gols em partidas oficiais pelo Vitória.

O próprio clube também sai em defesa de Argel Fucks. Nesta quarta-feira (15), uma nota publicada no site oficial destaca que o elenco rubro-negro comandado pelo técnico tem o melhor início de temporada dos últimos dez anos, com aproveitamento de 83,3%. Entre 2007 e 2017, o melhor início de temporada tinha sido de Vagner Mancini, em 2009, com 75%.

Em números gerais, Argel Fucks, com 28 jogos, já está entre os melhores treinadores dos últimos 10 anos. Com 64,2% de aproveitamento, Argel Fucks só perde para Givanildo Oliveira, em 2007, além de Carpegiani (2012) e Mauro Fernandes, em 2006 e 2007, todos com 66,6%.

O Vitória volta a campo nesta quinta-feira (16), no Barradão, para enfrentar o Vasco no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Para seguir vivo no torneio nacional, basta ao time rubro-negro empatar sem gols com a equipe carioca, já que o duelo de ida, em São Januário, terminou em igualdade por 1 a 1.