Topo

Vitória garante ao Atlético-MG vaga e vantagem na semi, mas time quer mais

Dono da bola no Atlético-MG, Roger Machado conquistou os jogadores pelos treinos - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Dono da bola no Atlético-MG, Roger Machado conquistou os jogadores pelos treinos Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

18/03/2017 04h00

Com 100% de aproveitamento nas primeiras sete rodadas do Campeonato Mineiro, o Atlético-MG está praticamente garantido na semifinal da competição. O time alvinegro pode conseguir a classificação já neste sábado, contra o Tricordiano, às 16h, no Estádio Farião, em Divinópolis. O empate já é suficiente para a equipe do técnico Roger Machado avançar de fase.

Mas o Atlético quer mais. Quer terminar a primeira fase na liderança. Restam quatro jogos para o término desta etapa, entre eles o clássico com o Cruzeiro, como lembrou o lateral direito Marcos Rocha.

“A gente quer chegar à primeira colocação com 100% de aproveitamento. Temos um clássico pela frente, mas estamos trabalhando jogo a jogo. Tem o Tricordiano no sábado, temos que ter o respeito. Estamos preparados para fechar a primeira fase na primeira colocação”.

Terminar a primeira fase do Mineiro nas melhores posições significa ter vantagens nas fases seguintes. O direito de jogar por dois empates e poder escolher o local da segunda partida, em que os clubes costumeiramente optam por decidir dentro de casa. Caso vença o Tricordiano neste sábado, o Atlético garante a segunda colocação, portanto, vantagem na semifinal.

E para a equipe alvinegra, terminar a fase inicial do Mineiro na primeira colocação pode fazer muita diferença nas próximas semanas. Como o Atlético-MG é o único clube da competição na Libertadores, ter a vantagem de jogar por empates pode ajudar a equipe que disputa simultaneamente a competição continental. As fases decisivas do Estadual vão ser intercaladas com jogos da Libertadores.

“São jogos importantes, então temos que respeitar todas as equipes. Vamos buscar a primeira colocação para ter as vantagens. É importante a gente levar o Campeonato Mineiro a sério, até mesmo para preparar para a Libertadores”, completou Marcos Rocha.

Embora o Tricordiano seja de Três Corações, o estádio da equipe, Elias Arbex, segue sem laudos para receber partidas do Mineiro. Por isso, a diretoria optou por Divinópolis, que fica cerca de 220 quilômetros distantes de Três Corações. Posteriormente, a diretoria do Tricordiano tentou remarcar a partida para Varginha, cidade vizinha no Sul de Minas, mas como o prazo já tinha passado, o jogo foi mantido para acontecer no Centro-Oeste do estado.

FICHA TÉCNICA
TRICORDIANO X ATLÉTICO-MG

Data: 18 de março de 2017, sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Farião, em Divinópolis (MG)
Árbitro: Jeferson Antônio da Costa (MG)
Assistentes: Luiz Antônio Barbosa e Wellington Pereira Neto (ambos MG)

TRICORDIANO: Marcão, Marcelo Tchê, Augusto, Hítalo e Renan Luís; Léo Bartholo, Gianlucas, Thiago Luiz e Carlos Eduardo; Rodriguinho e Lessinho.
Técnico: Paulo Foiani.

ATLÉTICO-MG: Giovanni, Marcos Rocha, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Otero e Cazares; Robinho e Fred.
Técnico: Roger Machado.