Topo

Tite aponta que Brasil está a um ponto da Copa, mas veta euforia no grupo

Pedro Martins/ MoWa Press
Imagem: Pedro Martins/ MoWa Press

Danilo Lavieri e Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

21/03/2017 12h00

Nas contas de Tite, a seleção brasileira está a um ponto de garantir uma vaga na Copa do Mundo da Rússia de 2018. Com 27 pontos e na liderança da chave sul-americana, a equipe precisaria apenas empatar com o Uruguai, nesta quinta-feira, para escrever seu nome entre os participantes garantidos a cinco rodadas do final das Eliminatórias. 

As contas do treinador têm como base o retrospecto das últimas edições e não têm uma garantia matemática. Na disputa para uma vaga na última Copa, o 4º colocado foi o Equador, com 25 pontos. Para o Mundial de 2010, quem passou na última vaga sem precisar da repescagem foi a Argentina, com 28 pontos. Com o mesmo número de pontos, o Paraguai garantiu vaga na competição de 2010. 

É com base nessa média e sem considerar a 5ª colocação, que levaria a seleção para a repescagem, que Tite traçou chegar aos 28 pontos como meta logo em sua apresentação para substituir Dunga. 

"Quando começamos o trabalho com o professor Tite, a gente tinha um objetivo, um foco (fazer 28 pontos). Para muitos, a gente já está na Copa. Mas não para nós. Estamos trabalhando para isso e vamos em busca dos objetivos", ponderou Paulinho.

A precaução exibida por Paulinho é compartilhada pelo treinador e membros da comissão técnica. Explica-se: é possível ficar fora do Mundial mesmo com os 28 pontos. Para que isso aconteça, uma trágica combinação de resultados, que inclui derrota em todos os jogos após o confronto contra o Uruguai e vitória de adversários diretos, precisaria acontecer.

Mesmo se vencer o Uruguai, o Brasil ainda não terá sua vaga matematicamente garantida. Porém, dependendo das combinações de resultados com tropeços de rivais como Equador, Chile, Argentina e Colômbia, a equipe de Tite poderá ratificar seu lugar no Mundial de 2018 contra o Paraguai, na Arena Corinthians, no dia 28, e enfim soltar o grito definitivo de comemoração.