Topo

Tite só pensa na vaga na Copa e ignora recordes e ranking da Fifa: "Nem aí"

Evaristo Sá/AFP
Imagem: Evaristo Sá/AFP

Danilo Lavieri

Do UOL, em Montevidéu (Uruguai)

22/03/2017 20h20Atualizada em 22/03/2017 20h41

"Eu não estou nem aí". Assim Tite definiu a sua preocupação em relação às chances de a seleção brasileira voltar a ser o número 1 do ranking da Fifa. Em entrevista coletiva na véspera de enfrentar o Uruguai, pela 13ª rodada das Eliminatórias, o comandante afirmou que sua única preocupação é alcançar a vaga na Copa do Mundo.

Para voltar a ser considerado a principal seleção do mundo sem depender de outros resultados, o Brasil precisa vencer os dois jogos. Depois da partida contra o Uruguai, ainda precisa bater o Paraguai, na terça-feira, em partida em São Paulo.

"O que eu quero é uma equipe forte, uma individualidade forte e que o jogo seja bom. O que eu menos levo em consideração é ser primeiro do ranking. Não estou nem aí para isso daí. Eu quero que amanhã a gente faça um espetáculo, que meu time jogue muito, que o Uruguai jogue muito", disse o técnico em entrevista no Estádio Centenário.

Nas contas do treinador, se o Brasil conseguir mais um ponto, já vai ter garantido a vaga no Mundial de 2018, com base na média das outras equipes que foram à Copa sem contar com a respescagem.

Outro recorde desprezado pelo comandante foi o fato de conseguir ultrapassar a marca de sete jogos com vitórias, batendo João Saldanha como treinador, que, em 1969, venceu seis partidas seguidas.

"Quando você começou a perguntar (sobre o recorde de Saldanha) eu estava ouvindo e pensando do que você falava. Eu nem sabia desse dado. Eu penso na busca da classificação e a equipe precisa saber porque ganha, perde ou empata. Porque faz e toma gol. É essa inteligência que eu quero ver do jogador", completou.

O Brasil tem 27 pontos e está na liderança das Eliminatórias, quatro à frente do Uruguai, que é o segundo colocado na briga pelo Mundial. No jogo desta quinta, as duas seleções têm desfalques importantes: Gabriel Jesus e Luis Suárez não jogarão.