Topo

Até joinha a Pato entra em série de punições pesadas no futebol chinês

Do UOL, em São Paulo

24/03/2017 10h51

A Associação Chinesa de Futebol anunciou, nesta sexta-feira, uma série de punições por má conduta no campeonato local. A mais curiosa delas foi a punição ao meia Sun Shilin, do Shanghai Shenhua, em um lance envolvendo o atacante brasileiro Alexandre Pato.

O jogador foi suspenso e pagará uma multa por ter feito um gesto de “joinha” para Alexandre Pato após o brasileiro perder um pênalti, aos 41 minutos do segundo tempo, no jogo do Shenhua contra o Tianjin Quanjian, no último dia 11. A atitude foi vista como irônica.

O meia de 28 anos pegou um gancho de dois jogos e ainda será multado em 10 mil yuan (cerca de R$ 4,4 mil reais). A sansão será cumprida nos jogos contra Beijing Guoan (dia 2 de abril) e Hebei (dia 8).

Além da punição pelo “joinha”, a federação chinesa ainda suspendeu outro jogador do Shanghai Shenhua. O meia Qin Sheng, que pisou no pé de Alex Witsel, do Tianjin, pegou um gancho de seis meses.

As punições têm como objetivo combater “atitudes que são um mau exemplo” no futebol.

“O desenvolvimento do futebol na China precisa de esforços e proteção para todos os participantes. Os clubes têm que aumentar a educação dos esportistas e oficiais e limpar o ambiente e a atmosfera da partida”, diz um comunicado da entidade.