Topo

No milésimo jogo de Buffon, Itália supera fumaça e segue na cola da Espanha

REUTERS/Alberto Lingria
Imagem: REUTERS/Alberto Lingria

Do UOL, em São Paulo

24/03/2017 18h44

A Itália recebeu a Albânia em Palermo, no estádio Renzo Barbera, na tarde desta sexta-feira (24), e fez a alegria da torcida presente: com gols de De Rossi (de penâlti) e de Immobile, a seleção anfitriã assegurou vitória tranquila em jogo da quinta rodada do Grupo G das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. 

O duelo foi marcado por paralisação de quase 10 minutos no começo do segundo tempo, quando torcedores albaneses provocaram nuvem de fumaça ao acenderem sinalizadores e estourarem bombas. A visão dos atletas foi prejudicada e a arbitragem optou por interromper temporariamente o confronto. 

Com o resultado, a Itália se mantém na vice-liderança da chave, empatada em 13 pontos com a Espanha, que leva a melhor no saldo de gols. A Espanha também venceu na rodada, 3 a 1 sobre Israel. A Albânia, por outra, é quarta colocada, estacionada em seis pontos. 

A Itália voltará a campo na terça-feira (28), mas em amistoso contra a Holanda. Pelas Eliminatórias, só joga em 11 de junho, quando receberá Liechtenstein - na mesma data, a Albânia visitará Israel. Os italianos, no entanto, estão com o olhar uma rodada adiante: no dia 2 de setembro, pegarão a Espanha, fora de casa, e provavelmente terão de vencer para tirar a diferença sobre os rivais. Pelas regras da competição, o primeiro colocado do grupo leva vaga direto à Copa do Mundo e o segundo disputa repescagem. 

Primeiro susto foi da Albânia

Fora de casa, a seleção mais fraca do confronto não se intimidou frente ao adversário tetracampeão do mundo e, com 46 segundo de jogo, levou perigo ao gol de Buffon: Çikalleshi recebeu bola dentro da área, abriu espaço para chute e bateu cruzado, mas a bola passou raspando a trave esquerda da meta. 

O pior: Que bobeira, Memushaj. De Rossi abre placar

De Rossi - REUTERS/Alberto Lingria  - REUTERS/Alberto Lingria
Imagem: REUTERS/Alberto Lingria

Meio-campista da seleção visitante, Memushaj jogou fora o bom início de jogo da Albânia. Em falta batida por Candreva, uma alçada de bola na área, o albanês puxou acintosamente Bellotti, atacante da Itália. Pênalti. De Rossi bateu firme, abriu a contagem e esfriou a equipe rival.

Immobile fecha a conta para a Itália

Immobile - REUTERS/Alberto Lingria  - REUTERS/Alberto Lingria
Imagem: REUTERS/Alberto Lingria

O goleiro albanês Strakosha, aos 15 e aos 19 minutos do segundo tempo, fez duas boas defesas para parar o ataque italiano, mais incisivo na metade final. Aos 25, no entanto, nada pode fazer para segurar cabeçada de Immobile, que aproveitou cruzamento da medida de Zappacosta. A testada, cruzada, entrou no canto esquerdo da meta, depois de bater na trave. 

Bombas e sinalizadores interrompem o jogo

Fumaça - REUTERS/Alberto Lingria - REUTERS/Alberto Lingria
Imagem: REUTERS/Alberto Lingria

Não é novidade em jogos da Albânia: os torcedores, sabe-se lá como, conseguiram entrar no estádio com bombas e sinalizadores. Quando De Rossi foi cobrar o pênalti, no primeiro tempo, dois sinalizadores foram atirados ao gramado, mas a arbitragem contornou a situação rapidamente. Na metade final, aos 12 minutos, a torcida visitante tornou a fazer fumaça, dessa vez também explodindo bombas, o que prejudicou a visão dos jogadores. A partida foi interrompida por quase 10 minutos. Os jogadores dos dois lados até voltaram aos vestiários.

O melhor: Buffon faz milésimo jogo como profissional

Buffon 2 - Claudio Villa/Getty Images - Claudio Villa/Getty Images
Imagem: Claudio Villa/Getty Images

Lenda do futebol, o goleiro Buffon não foi tão exigido no jogo contra a Albânia, mas nada, nem que tivesse levado um frango monumental, seria capaz de lhe tirar protagonismo no duelo. Na partida, o jogador de 39 anos fez sua milésima partida como profissional. Teve até camisa especial para comemorar. Foram 832 jogos por clubes e 168 pela seleção.