Topo

Overdose de Ba-Vi? Bahia e Vitória podem se encontrar até 7 vezes em 2017

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

24/03/2017 16h46

Uma ‘overdose de Ba-Vi’s’. Assim 2017 pode ficar marcado, já que Bahia e Vitória têm a chance de se enfrentarem sete vezes neste ano, algo não muito comum.

A possibilidade foi ampliada nesta sexta-feira (24), com o sorteio das quartas de final da Copa do Nordeste. Ambos caíram no mesmo lado da chave e, se avançarem às semifinais, já irão se encontrar no torneio regional.

Outros três Ba-Vi’s já estão definidos. Um deles é pela fase de grupos do Campeonato Baiano, o primeiro clássico a ser disputado em 2017, marcado para o dia 9 de abril, na Fonte Nova. Os outros dois são pelo turno e returno da Série A do Campeonato Brasileiro.

Ainda pelo Campeonato Baiano, Bahia e Vitória podem voltar a se encontrar mais duas vezes na fase final (semi ou decisão), dependendo de suas campanhas na competição estadual.

Porém, de acordo com o que o historiador Alexandre Ribeiro contou ao UOL Esporte, Bahia e Vitória já se enfrentaram sete ou mais vezes em 22 anos na história. Em 1994, por exemplo, foram disputados 12 Ba-Vi’s, todos eles pelo Campeonato Estadual.

Já o ano mais recente com pelo menos sete Ba-Vi's é 2006. Foram dez, incluindo quatro confrontos válidos pela Taça Estado.

Ba-Vi’s já confirmados em 2017:

09/04 - Bahia x Vitória, na Fonte Nova (Campeonato Baiano)
01 ou 02/07 - Vitória x Bahia, provavelmente no Barradão (11ª rodada da Série A)
21 ou 22/10 - Bahia x Vitória, provavelmente na Fonte Nova (30ª rodada da Série A)

Ba-Vi’s que podem acontecer em 2017:

- dois pelas semifinais da Copa do Nordeste
- dois pela semi ou final do Campeonato Baiano