Topo

Conheça Manteiga e Costela, cachorros que viraram mascotes no Corinthians

Os cachorros Manteiga e Costela moram no CT do Corinthians - Diego Salgado/UOL Esporte
Os cachorros Manteiga e Costela moram no CT do Corinthians Imagem: Diego Salgado/UOL Esporte

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

25/03/2017 04h00

É inevitável: basta chegar ao CT do Corinthians, seja qual for o portão de entrada, para que ocorra um encontro improvável e ao mesmo tempo divertido. No centro de treinamento alvinegro, dois simpáticos cachorros recepcionam as pessoas que chegam ao local.

De um lado, mora Manteiga. De outro, vive Costela. A dupla de mascotes, que permanece separada por alguns metros, ganhou o carinho e o apreço de funcionários, jogadores, dirigentes, membros da comissão técnica e jornalistas que realizam a cobertura do time do Corinthians.

As histórias de Manteiga e Costela têm início parecido, mas desfecho oposto. Cada um deles vive perto de uma portaria do CT corintiano e, apesar disso, foram tratados de forma diferente. A culpa, porém, não é de nenhum funcionário - os dois cães, por exemplo, recebem comida e água.

"Ele é arisco, não gosta de vir para este lado. Dorme na guarita, porque é muito assustado", disse Hailton Cunha, administrador do CT Joaquim Grava, ao contar a trajetória do vira-lata Costela - o cachorro permanece quase sempre ao lado dos seguranças durante o dia e arranca elogios das pessoas que por ali passam.
Manteiga - Diego Salgado/UOL Esporte - Diego Salgado/UOL Esporte
Manteiga é "dono' de um trator
Imagem: Diego Salgado/UOL Esporte
Manteiga, por sua vez, foi adotado por Hailton em junho de 2009, ainda durante a construção do centro de treinamento corintiano. Assim como Costela, o cão da raça Cocker já morava há tempos no terreno descampado que hoje recebe todos os treinos do time profissional do Corinthians.
Segundo Hailton, Manteiga foi encontrado praticamente sem pelos, com buracos no peito. A adoção deu-se durante uma visita do médico Joaquim Grava ao terreno, quando as instalações ainda estavam sendo construídas - o CT foi inaugurado em setembro de 2010.
"Ele (Grava) disse que ia tratar do cachorro, levar no veterinário, mas eu falei que ia cuidar dele. O Manteiga, desde então, me acompanha em todos os lugares que vou aqui dentro", conta o administrador de centro de treinamento (durante a reportagem, o cãozinho não desgrudou do dono nem por um minuto).


Tite, Ronaldo e Sheik deram atenção


Antes mesmo da inauguração do CT, Manteiga já ganhou alguns fãs famosos. Um deles era Ronaldo, que o conheceu enquanto visitava a obra entre 2009 e 2010. Meses depois, o técnico Tite e o atacante Emerson Sheik também chegaram a mostrar preocupação com o animal.
"Ronaldo gostava do Manteiga e falava dele quando vinha ver a obra. Hoje poucos jogadores falam sobre ele, mas o Tite o conhece e sempre faz perguntas. O Sheik também gostava muito dele", relembrou Hailton,
Manteiga 2 - Diego Salgado/UOL Esporte - Diego Salgado/UOL Esporte
Piscina também leva o nome do cãozinho
Imagem: Diego Salgado/UOL Esporte


Homenagem e até piscina


Manteiga e Costela, de acordo com Hailton, têm quase a mesma idade. O Cocker, entretanto, tem um problema na visão, fruto de um atropelamento ocorrido em março de 2010. Um trator usado à exaustão na obra acertou o cão e o deixou cego de um olho.
Depois da inauguração do CT, o trator foi restaurado e entregue ao Corinthians como uma lembrança da história da construção. Manteiga não foi esquecido. Atualmente, o veículo está em um jardim do local até hoje e leva no para-choque o nome de cão.
Manteiga ainda recebeu uma outra homenagem: o cachorro é dono de uma pequena piscina feita exclusivamente para ele. O presente foi dado porque o animal sempre teve a mania de pular nas poças d'água que se formavam no canteiro de obras.
O Corinthians, de acordo com Hailton, não pagou nada pela instalação. "A pessoa que fez as piscinas aqui sempre o via molhado, porque ele mergulhava na água. Ele perguntou e eu expliquei que o Manteiga adora água. O cara, então, fez a piscina aqui", disse.
Manteiga 3 - Divulgação - Divulgação
Manteiga é fotografado durante uma rápida (e incomum) visita a um dos gramados do CT
Imagem: Divulgação