Topo

Escolha de nome Cristiano Ronaldo para aeroporto causa polêmica em Portugal

REUTERS/Pedro Nunes
Imagem: REUTERS/Pedro Nunes

27/03/2017 13h55

A inauguração do aeroporto na Ilha da Madeira com o nome de Cristiano Ronaldo será marcada por uma grande festa nesta quarta-feira, mas a homenagem não é unanimidade no arquipélago português. Um post no Facebook de um influente político local criou polêmica por criticar a escolha.

Ex-secretário de Estado de Assuntos Europeu durante o governo António Guterres, o embaixador Francisco Seixas da Costa escreveu uma mensagem na qual diz seria mais adequado a escolha do ex-governador local Alberto João Jardim como homenageado.        

"Quero aqui dizer, com total sinceridade e sem ambiguidades que me chocaria muito menos que o nome de Alberto João Jardim fosse dado ao aeroporto da Madeira, em lugar do de Cristiano Ronaldo, cujas qualidades atléticas ficariam, com certeza, muito mais adequadamente consagradas num estádio ou outra instalação desportiva. ", escreveu Francisco Seixas no Facebook.

Para o político, a escolha do nome é um oportunismo turístico que poderia ser evitado. Vale lembrar que Cristiano Ronaldo nasceu em Funchal, na Ilha da Madeira. "O oportunismo turístico tem limites, que são os do bom senso, da justiça e, claro, do ridículo”, diz o texto.

A escolha do nome de Cristiano Ronaldo para o aeroporto foi anunciada no final do último ano, na esteira do sucesso do jogador depois da conquista da Eurocopa em junho. A inauguração contará com a presença do atacante, que está na Ilha da Madeira para a disputa do jogo da seleção portuguesa contra a Suécia, nesta terça-feira.