Topo

Foto de James Rodriguez mostrando o dedo do meio causa polêmica na Colômbia

A foto tirada por jornalista da AFP causou polêmica na Colômbia - AFP PHOTO / Luis Acosta
A foto tirada por jornalista da AFP causou polêmica na Colômbia Imagem: AFP PHOTO / Luis Acosta

Do UOL, em São Paulo

27/03/2017 08h01

James Rodriguez voltou a ficar em evidência por conta de uma polêmica no último final de semana. Com a seleção da Colômbia antes de um treinamento, o jogador do Real Madrid apareceu na janela da Federação de futebol do país e fez um gesto nada educado para os jornalistas: mostrou o dedo do meio.

A imagem foi flagrada pela agência AFP e percorre o mundo. Afinal, a quem James queria insultar mostrando o dedo do meio? A foto foi tirada pouco antes do treinamento da seleção colombiana no último sábado (25).

Segundo as imprensas da Colômbia e da Espanha, o jogador se irritou com jornalistas colombianos após reportagens sobre o seu rendimento em campo. A que mais teria irritado o atleta teria sido a do jornal El Tiempo de sexta (24) com o título “Até em baixo nível, James tem sido chave na seleção colombiana”.

O jornal El Colombiano, reproduz a foto com o questionamento: afinal, “James mostrou o dedo do meio para jornalistas”? Jornais de Madri como o As e o Marca também reproduziram a polêmica foto. 

O jogador ou a federação colombiana não se pronunciaram sobre o ocorrido. O jornal El Tiempo, no entanto, publicou uma coluna assinada pelo seu editor de esportes sobre o tema.

“James mostra que a tensão é máxima”, diz. O texto começa destacando que o jogador “perdeu a compostura e a cabeça”.  “Quando o ídolo de todos mostra o dedo do meio para os jornalistas que cobriam o treino do último sábado, na sede da Federação, ele demonstra que a tensão é máxima nele e na equipe. Com seu dedo ofensivo, James mostra a pressão pouco tempo antes de um jogo importantíssimo, contra os rivais diretos, o duro Equador”, escreve o jornalista, que ainda trás uma fala do fotógrafo que tirou a foto.

“Estávamos três fotógrafos de agências e jornalistas do canal Win Sports. Mais atrás estavam todos os outros colegas nas entrevistas com os jogadores. Então, no segundo andar do edifício, onde fica o ginásio, James saiu na janela e mostrou o dedo do meio para onde estávamos”, disse Luis Acosta, responsável pela foto da agência AFP. Outros jornalistas colombianos, no entanto, não confirmam que o gesto tenha sido aos jornalistas.

A seleção tem sido criticada muito e com razões. De James é falado bem e mal. Incluindo que a abertura de esportes do El tempo de sábado foi “Até em baixo nível,  James tem sido peça chave” , mas eu nunca vi James mostrar o dedo para os jornalistas de Madri, que publicam notícias reais e falsas, mas lá ele não pagou de valente como Clint Eastwood, o dedo mais rápido da região. Como está não é sua região, então...”, provoca o El Tiempo. 

A Colômbia está em quarto lugar nas Eliminatórias da Copa do Mundo com 21 pontos e enfrenta o Equador na próxima terça. A equipe equatoriana, em quinto lugar com 20 pontos, é adversária direta na busca pela vaga na Copa do Mundo da Rússia.