Topo

Árbitro de vídeo interfere duas vezes, e Espanha bate França em amistoso

Mbappé - AP Photo/Francois Mori - AP Photo/Francois Mori
Imagem: AP Photo/Francois Mori

Do UOL, em São Paulo

28/03/2017 17h12Atualizada em 28/03/2017 18h22

A seleção espanhola derrotou a francesa por 2 a 0 fora de casa, no Stade de France, nesta terça-feira (28), em amistoso. David Silva e Deulofeu anotaram os gols, mas o destaque da partida foi o árbitro de vídeo. Isso mesmo, o recurso tecnológico testado pela primeira vez no futebol francês. 

Dois lances exigiram consulta do árbitro alemão Felix Zwayer ao assistente de vídeo, ambos na segunda metade. Griezmann, da França, anotou gol em jogada irregular e, após o tento ter sido validado, o juiz verificou com o responsável pelas imagens, que recomendou a anulação. Depois, Deulofeu balançou a rede e o bandeirinha viu impedimento. O árbitro de vídeo avisou que o espanhol estava em condição legal, e o segundo gol dos espanhóis no duelo foi validado.

Líder do Grupo A das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018, a França jogará pelo torneio no dia 9 de junho, fora de casa, contra a Suécia. Em 11 de junho, a Espanha, na ponta do Grupo G, visita a Macedônia. 

Árbitro de vídeo anula gol da França e valida um da Espanha

Novidade da partida, o árbitro de vídeo entrou em ação duas vezes. No primeiro lance, a favor da França, ocorreu aos 3 minutos da metade final: Kurzawa, impedido, deu passe para gol de cabeça de Griezmann. O bandeirinha validou o tento, mas os espanhóis reclamaram. O juiz consultou o árbitro de vídeo, verificou a irregularidade e anulou a marcação. Aos 31, Deloufeu, em condição legal, anotou o segundo gol da Espanha na partida. O bandeirinha, erroneamente, levantou o instrumento de trabalho. O juiz tornou a consultar o assistente de vídeo, ouviu sua recomendação e validou o gol.

Quatro situações previam interferência da tecnologia: após um gol, em uma ação de pênalti, em caso de expulsão ou para corrigir um erro de identidade de um jogador punido. Foi a primeira situação que motivou as consultas do árbitro. As decisões, é claro, não agradaram o torcedor francês, que vaiou a arbitragem nos dois lances. Cada uma das duas interrupções durou cerca de um minuto, e o juiz compensou com cinco minutos de acréscimo ao fim da última metade.

O pior: Bakayoko perde bola boba e Espanha marca

Bakayoko - Reuters / Benoit Tessier - Reuters / Benoit Tessier
Imagem: Reuters / Benoit Tessier

Jogador que entrou no segundo tempo, Bakayoko, francês do Monaco, perdeu bola boba na entrada da área de defesa, aos 22 minutos do segundo tempo. Deulofeu, que tomou a redonda, invadiu a área e foi derrubado por Koscielny. David Silva converteu a cobrança, que foi decisiva ao placar final. Depois, aos 31, Deulofeu aproveitou cruzamento de Jordi Alba vindo da esquerda e, em um tapa só, empurrou para o fundo das redes. 


O herói: Piqué salva gol debaixo da trave

Piqué - AP Photo/Christophe Ena - AP Photo/Christophe Ena
Imagem: AP Photo/Christophe Ena

Aos 11 minutos, Piqué salvou o que foi a melhor chance de gol na partida. Griezmann alçou bola na área a partida de falta pelo lado esquerdo e o zagueiro Koscielny testou para o gol. Até venceu o goleiro De Gea, mas o zagueiro do Barcelona se recuperou e, quase em cima da linha, tirou o perigo para longe com a pontinha dos pés.

Titular, “novo Henry” quase marca



Em jogo com pouca importância, a maior curiosidade era ver o desempenho de Mbappé, titular da França pela primeira vez. E o garoto de 18 anos, logo aos 5 minutos do primeiro tempo, teve chance de abrir o placar, quando Gameiro cruzou rasteiro e a sensação do Monaco, em um toque só na bola, finalizou para obrigar linda defesa de De Gea. Mbappé foi substituído aos 20 da segunda metade, para a entrada de Giroud, atacante do Arsenal. mSaiu aplaudido.

Dia de testes para as duas seleções

Após vitórias nas Eliminatórias para a Copa (França bateu Luxemburgo por 3 a 1; Espanha derrotou Israel por 4 a 1), as duas seleções aproveitaram o amistoso para fazer testes. Koke, Isco, Pedro e Morata, reservas no último jogo, foram titulares do time de Lopetegui, enquanto Jallet, Kurzawa, Tolisso, Rabiot, Mbappé e Gameiro tivera a chance de começar a partida pelo lado comandado por Deschamps. Destaque para Mbappé, a sensação do Monaco, apelidado de “Novo Henry”, que foi pela primeira vez titular pela equipe nacional.