Topo

Azarado? A história do artilheiro que fez 7 gols em jogo e viu time perder

Wilfred Minter, o maior artilheiro da história do St. Albans City - Reprodução/St. Albans Review
Wilfred Minter, o maior artilheiro da história do St. Albans City Imagem: Reprodução/St. Albans Review

Do UOL, em São Paulo

28/03/2017 04h00

Ele conseguiu fazer algo raro para a maioria dos jogadores de futebol: marcar sete gols em uma só partida. Mas o que era para ser um dia especial terminou com uma derrota, no mínimo, improvável. Assim foi o capítulo mais marcante da carreira de Wilfred Minter.

Jogador do St. Albans City, da Inglaterra, Minter deu um show na partida contra o Dulwich Hamlet pela Copa da Inglaterra, em 1922. Todos os gols do seu time foram feitos por ele, mas o St. Albans City conseguiu perder por 8 a 7. A evolução do placar ainda guardou mais um toque de crueldade ao feito de Minter.

O Dulwich saiu na frente, mas Minter fez três gols e virou para 3 a 1. O problema é que sua equipe, o St. Albans, estava sem o goleiro e precisou improvisar um jogador de linha na posição. E isso custou caro ao St. Albans, que tomou a virada para 5 a 3.

Minter não se entregou e recolocou sua equipe em vantagem com mais três gols: 6 a 5 e vitória parcial. Faltando cinco minutos para o fim do jogo, o Dulwich chegou a novo empate. 6 a 6 e a decisão da vaga foi para a prorrogação. O adversário fez 7 a 6 e Minter, incansável, anotou seu sétimo gol na partida.

Se a igualdade persistisse também na prorrogação, haveria um novo jogo, dessa vez na casa do St. Albans. No entanto, no último minuto do tempo extra, o Dulwich fez o oitavo gol e decretou o resultado final: 8 a 7.

Essa partida é tão emblemática que tem destaque na seção de história na página oficial do St. Albans City. Minter, até hoje, é o maior artilheiro do clube com incríveis 356 gols em 362 jogos, a maioria deles feitos no amadorismo do futebol inglês do século passado.

Depois daquele jogo, restou de consolo para Minter uma homenagem de sua torcida na partida seguinte, disputada em casa. Eles cantaram uma música classificando Minter como "um bom companheiro". Neste mês, a torcida do St. Albans lançou um projeto para construir um busto em homenagem ao jogador, que morreu em 1984. Nada mais justo.