Topo

Saiba como Brasil pode ser hoje o primeiro classificado direto para a Copa

Natacha Pisarenko/AP
Imagem: Natacha Pisarenko/AP

Do UOL, em São Paulo

28/03/2017 04h00

O Brasil poderá deixar a Arena Corinthians nesta terça-feira (28) como a primeira seleção a se classificar de maneira direta para a Copa do Mundo de 2018, excluindo a anfitriã Rússia. Para festejar ainda faltando quatro rodadas, os comandados de Tite precisarão vencer o Paraguai e torcer por uma combinação de resultados.

Equador e Chile receberão em seus domínios Colômbia e Venezuela, respectivamente. Para que a classificação brasileira seja garantida, as duas equipes terão que ser derrotadas dentro de casa. Desta forma, os dois países não poderiam alcançar os 33 pontos que o Brasil somaria em caso de triunfo na Arena Corinthians.

Outra possibilidade seria a derrota de Argentina (que enfrenta a Bolívia, fora de casa) e Uruguai (joga contra o Peru, fora de casa), somada a uma derrota de Equador ou Chile nesta rodada. Como há um confronto entre argentinos e uruguaios na próxima rodada, o Brasil só poderia ser superado por três países simultaneamente. 

Após os pontos ganhos, o primeiro critério de desempate é saldo de gols, o que impede qualquer projeção faltando quatro rodadas para terminar as Eliminatórias.

Na primeira combinação, o Brasil entrará em campo já sabendo se a classificação na rodada será possível ou não. O jogo do Equador contra a Colômbia acontecerá às 18h (de Brasília), enquanto o Chile enfrenta a Venezuela às 19h (de Brasília). O duelo entre Brasil e Paraguai está marcado para as 21h45 desta terça-feira (28), na Arena Corinthians.

Caso equatorianos ou chilenos não percam nesta terça-feira, o Brasil ainda teria de aguardar um tropeço do Uruguai, que fecha a rodada às 23h15, para saber se irá ao Mundial.
 
Depois de enfrentar o Paraguai, o Brasil voltará a campo apenas daqui cinco meses. Em 31 de agosto, os comandados de Tite receberão o Equador, em local ainda a ser definido pela CBF.

Confira os horários das partidas da 14ª rodada das Eliminatórias:

Bolívia x Argentina – 17h

Equador x Colômbia – 18h

Chile x Venezuela – 19h

Brasil x Paraguai – 21h45

Peru x Uruguai – 23h15