Topo

Barça sai em defesa de Messi: "suspensão injusta para um jogador exemplar"

Reuters
Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/03/2017 06h20

O Barcelona emitiu um comunicado oficial nesta quarta-feira para defender Lionel Messi, jogador que foi suspenso por quatro partidas pela Fifa por insultos ao assistente brasileiro Emerson Augusto de Carvalho na última quinta-feira, quando a Argentina derrotou o Chile por 1 a 0 em Buenos Aires.

O clube se disse “surpreso e indignado” com uma punição “injusta e totalmente desproporcional” a um “jogador que é exemplo dentro e fora de campo”.

A suspensão vale apenas para jogos da seleção argentina, que na primeira partida sem o seu maior jogador perdeu para a Bolívia na última terça-feira. Ele só volta a campo na última rodada das Eliminatórias.  

No lance em questão, Lionel Messi se irritou com uma marcação de falta do assistente e proferiu diversos xingamentos. Ao fim do jogo, ele se recusou a cumprimentar Carvalho. No expediente disciplinar aberto pela Fifa, o assistente informa que não entendeu os insultos na hora e só foi se dar conta do que havia ocorrido ao ver a repercussão na imprensa.

Além dos quatro jogos de suspensão - que terão de ser cumpridos obrigatoriamente com a seleção argentina - ele levou uma multa de 10 mil francos suíços (R$ 31,8 mil).

Veja o comunicado do Barcelona na íntegra:

“O Barcelona expressa sua surpresa e indignação com a atuação da Comissão Disciplinar da Fifa por suspender o jogador Leo Messi depois da partida das eliminatórias para a Copa do Mundo no jogo Argentina x Chile.

O clube considera injusta e totalmente desproporcional a suspensão de quatro partidas imposta ao jogador argentino.

Por último, o Barcelona quer reiterar seu apoio a Leo Messi, esportista exemplar por sua conduta dentro e fora de campo”  .

Defesa na Inglaterra

Em sua coluna no jornal inglês Daily Mail, o ex-árbitro inglês Graham Poll falou que a decisão da Fifa pode ter ocorrido de forma irregular.

"Um comitê disciplinar da Fifa assistiu ao vídeo e decidiu impor a sanção, o que eu acredito ser contra as leis do jogo. O incidente ocorreu em plena visão do assistente que foi ofendido e assim a decisão da hora deveria ser cumprida", analisou.