Topo

Zico cita 'geração perdida' e pede cuidado com Vinicius Júnior no Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/03/2017 21h50

Vinicius Júnior é o assunto no Flamengo. O jovem de 16 anos se transformou em xodó da torcida e passa por um projeto especial para chegar ao elenco profissional. Maior ídolo do clube, Zico pediu atenção com o atacante da equipe sub-20 durante o lançamento do seu canal no YouTube, nesta quinta-feira (30), no Rio de Janeiro.

Para o Galinho, Vinicius Júnior pode subir ao profissional, mas é necessário um trabalho de conscientização para que não entre na estatística das promessas que não vingaram.

"Se o técnico achar que está em condições, não vejo nada demais. Idade não é problema. A única questão que precisa ser entendida pelos jovens, pois o Flamengo perdeu uma geração por isso, é que se o menino vai para o profissional e tem idade para jogar embaixo, precisa voltar com a mesma alegria. O garoto não pode se deslumbrar e achar que já é profissional. Aconteceu comigo e voltei com a mesma alegria ao time de baixo", afirmou.

"É preciso muita atenção com isso. Rafinha, Thomás, Lorran, Muralha e Adryan foram alguns que se perderam. Subiram muito cedo e na hora de voltar não souberam controlar. Precisa ter a cabeça boa e tomar muito cuidado", completou Zico.

Vinicius Júnior defende o Flamengo na categoria sub-20 e fará treinos pontuais com o elenco profissional. A expectativa é a de que seja aproveitado em alguns jogos do Rubro-negro no Campeonato Brasileiro. Em paralelo, o clube discute a ampliação do contrato do jovem, que possui multa de R$ 100 milhões.