Topo

Cobrando 1 milhão de euros, clube russo pode levar Atlético-MG na Fifa

Spartak alega ter 1 milhão de euros a receber do Atlético-MG pela venda de Rafael Carioca - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Spartak alega ter 1 milhão de euros a receber do Atlético-MG pela venda de Rafael Carioca Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

03/04/2017 16h35

Em breve o departamento jurídico do Atlético-MG deve ser notificado pela Fifa sobre uma cobrança feita pelo Spartak Moscou, da Rússia, referente à negociação envolvendo o volante Rafael Carioca. De acordo com o site Gazeta.ru a equipe brasileira deve um milhão de euros pela compra do jogador, que aconteceu em junho de 2015.

Segunda a publicação russa, o Spartak pretende recorrer à Fifa para poder receber a quantia devida pelo Atlético. Em valores atuais, a dívida alvinegra com a equipe de Moscou seria de aproximadamente R$ 3,3 milhões. Algo que o Atlético não reconhece.

Caso a ação do Spartak se confirme, vai ser mais um problema para a diretoria atleticana resolver fora de campo. Ano passado a Udinese, da Itália, também prometeu cobrar o clube mineiro na Fifa, por dívidas referentes aos negócios com Maicosuel e Douglas Santos, comprados em 2014 e 2015, respectivamente.

Além do caso mais comentado que envolve o Atlético, a dívida com o Grêmio pela compra do goleiro Victor, em junho de 2012. Mas essa dívida não pode ser questionada na Fifa, por se tratar de duas equipes do mesmo país.

Rafael Carioca chegou ao Atlético em agosto de 2014, por empréstimo. Titular na conquista da Copa do Brasil e peça importante da equipe, o volante foi comprado pelo Atlético durante a temporada 2015. Na época, a diretoria alvinegra não revelou valores e nem mesmo as condições da negociação.

Com 141 jogos disputados pelo Atlético, Rafael Carioca aparece na quinta colocação do atual elenco entre os que mais jogaram pelo Atlético, atrás apenas de Leonardo Silva, Victor, Marcos Rocha e Luan. O volante tem cinco gols marcados pelo clube mineiro e dois títulos conquistados, a Copa do Brasil de 2014 e o Campeonato Mineiro do ano seguinte.