Topo

Técnico é detido por suspeita de armação em derrota por 12 a 0 para Barça B

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, com agências internacionais

04/04/2017 06h16

Os principais jornais esportivos da Espanha noticiam nesta terça-feira que o técnico da Eldense, Filippo Vito di Pierro, foi detido durante a última noite depois de denúncias de armação de resultado na derrota por 12 a 0 para o Barcelona B, no último sábado.

O jornal "AS" informa que fontes policiais confirmaram a detenção do treinador para prestar esclarecimentos sobre as acusações de que o Eldense teria facilitado o jogo que terminou com um placar incomum para o futebol. Segundo o "Mundo Deportivo", um outro funcionário do clube também foi detido. Não há informações se eles já foram liberados.

A suspeita ganhou força quando o presidente da junta gestora do Eldense, David Aguilar, entrou em contato com a Liga e acionou a polícia ao considerar que membros de seu próprio clube podem ter participado de uma suposta manipulação de resultado, especialmente após as declarações de um de seus jogadores, Chekh Saad.

"Suspeito de muitas coisas", afirmou Aguilar à Rádio Rac1, afirmando ter visto "coisas estranhas em muitas rodadas", sem acusar alguém em particular.

"Jogadores que estão jogando habitualmente de repente são afastados da equipe, jogadores que nunca são aproveitados entram no time", insinuou Aguilar. Ao ser perguntado diretamente se acredita em uma manipulação para beneficiar apostadores esportivos, o dirigente foi contundente: "Sim, sim, e cada dia me dou mais conta disso".

O presidente lembrou das declarações de Saad, que também afirmou estar convencido de que houve manipulação do resultado. Tanto Aguilar como Saad, porém, descartaram qualquer envolvimento da equipe filial do Barcelona no esquema.

"O Barça não está envolvido em nada, os jogadores jogaram e marcaram todos os gols que puderam", declarou Saad à RAC1.

O jogador mauritano do Eldense acusou os próprios companheiros de time, mas sem dar nomes.

"O técnico sabe alguma coisa e os jogadores também. Ainda não posso revelar os nomes", afirmou Saad.

Após a derrota de sábado, que valeu o rebaixamento para a 4ª divisão espanhola, o Eldense rescindiu o contrato que tinha com um grupo de investimento italiano, que chegou ao clube nesta temporada.