Topo

De titular a contestado. Lateral é vaiado no Cruzeiro, e Mano pede calma

Mayke, lateral direito do Cruzeiro, sofre com as críticas da torcida - Washington Alves/Light Press/ Cruzeiro
Mayke, lateral direito do Cruzeiro, sofre com as críticas da torcida Imagem: Washington Alves/Light Press/ Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

05/04/2017 07h34

Mayke sempre foi muito badalado no Cruzeiro. Promovido ao profissional em 2013, o atleta de 24 anos faturou duas edições do Campeonato Brasileiro e foi procurado por grandes clubes do futebol português. Contudo, desde 2015, não rende o esperado e, hoje, é obrigado a conviver com as vaias da torcida.

Veja gols de Cruzeiro x Nacional-PAR

Titular na partida em que terminou com triunfo da Raposa sobre o Nacional, do Paraguai, por 2 a 1, na partida de ida primeira fase da Copa Sul-Americana, o lateral direito foi bastante criticado por parte dos 16.784 presentes no Mineirão.

O fato se tornou uma constante na fase atual do jogador de 24 anos. O técnico Mano Menezes, entretanto, cobra um comportamento de apoio da torcida neste tipo de situação. O comandante também contraria a opinião do público e assegura que o atleta não teve um desempenho ruim.

"Ele foi bem como toda a equipe. Teve um momento no segundo tempo que o torcedor deu uma pegada no pé dele, mas ele foi bem e seguiu no jogo. Quando um jogador não estiver individualmente tão bem, se a torcida abraçar o jogador, esse atleta vai melhorar dentro de campo gradativamente", avaliou o treinador.

O curioso é que Mayke deixou o posto de titular para se tornar uma figura contestada na Toca da Raposa 2. Em 2013, ele revezou a titularidade com Ceará. No ano seguinte, assumiu definitivamente esta condição. À época, o empresário Fábio Melo foi procurado por Porto e Sporting para negociar uma possível transferência para Portugal. As conversas, todavia, não avançaram na ocasião e o jogador permaneceu em Belo Horizonte.

A queda brusca do atleta ocorreu no ano seguinte. Depois de seguidas lesões, o futebol não foi mais o mesmo. O fato fez com que diretoria e comissão técnica apostassem em outros nomes. Fabiano e Ceará foram utilizados. No ano passado, até Lucas Romero foi improvisado na função, mas o atleta não recebeu oportunidades. A diretoria decidiu mantê-lo em 2017. Mesmo com mais chances, ele não tem rendido o esperado para os torcedores.