Topo

Palmeiras dá Michel Bastos como garantia por dívida de Wesley

Direitos econômicos de Michel Bastos servirão como garantia ao empresário - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Direitos econômicos de Michel Bastos servirão como garantia ao empresário Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

20/04/2017 04h00

O Palmeiras ofereceu, na Justiça Comum, os direitos econômicos de Michel Bastos como garantia pela dívida de Wesley. A manobra feita na semana passada foi necessária porque Antenor Angeloni, que processa o clube e pede mais de R$ 21 milhões pelo negócio que trouxe o volante ao clube, recusou o nome de Felipe Melo como garantia.

A garantia não significa que o Palmeiras está cedendo o jogador - Angeloni só terá os direitos econômicos caso seja vitorioso na ação, que ainda não foi julgada. O empresário foi o fiador do negócio entre os palmeirenses e Werder Bremen, em 2012, e deu as garantias financeiras aos alemães para que o volante pudesse desembarcar na Academia de Futebol.

O não a Felipe Melo foi dado porque o empresário entende que o atleta já não tem mais potencial de venda por causa da sua idade. Na ação datada do último dia 12 de abril, o Palmeiras ressalta que Michel Bastos é importante para o elenco e já disputou a Copa do Mundo de 2010.

Esse é o terceiro jogador envolvido no processo judicial. Antes de Felipe Melo e Michel Bastos, o clube já havia indicado Cleiton Xavier, que acabou negociado com o Vitória.

Wesley foi alvo de crowdfunding e deixou Palmeiras pela porta dos fundos

Wesley chegou ao Palmeiras em 2012, após uma tentativa fracassada de levantar os recursos por meio de uma "vaquinha" de torcedores, em um processo chamado crowdfunding, e desistência de um investidor.

Foi Angeloni que desembolsou a maior parte dos 6 milhões de euros envolvidos na contratação e agora tenta obter esses valores do clube. No clube alviverde, Wesley não conseguiu convencer os torcedores e saiu de forma pouco amistosa em 2015, quando decidiu esperar até o fim de seu contrato e assinar de graça com o arquirrival São Paulo.