Topo

Palmeiras divulga vídeo mostrando como começou briga no Uruguai; veja

Do UOL, em São Paulo

28/04/2017 13h05

O Palmeiras divulgou, nessa quinta-feira (27), imagens inéditas da confusão que ocorreu durante o jogo contra o Peñarol, em Montevidéu, na última quarta-feira (26). Por meio de seu canal no Youtube, o clube publicou imagens aéreas que mostram como a briga começou. Este material fará parte de uma espécie de dossiê para mostrar à Conmebol que a batalha campal foi causada por uma armadilha montada pelo time uruguaio na arena Campeón del Siglo.

Leonardo Holanda, advogado do clube, embarcou a Assunção (PAR) na manhã desta sexta-feira para entregar o material pessoalmente na sede da entidade que comanda o futebol sul-americano.

O Palmeiras vai apresentar uma filmagem em câmera aberta, feita por seu departamento de análise de desempenho, em que está registrado o início da briga. As imagens mostram que, ainda antes do apito final, Willian leva um soco na cabeça, por trás.

Na sequência, assim que o jogo termina, Felipe Melo é cercado por diversos jogadores uruguaios e levanta os braços para deixar claro que não quer entrar na briga. O volante tentou se afastar da confusão, correndo de costas, mas os adversários continuaram partindo para cima dele. Foi aí que o camisa 30 do Verdão reagiu e deu um soco em Matías Mier, camisa 10 do Peñarol.

As imagens também comprovam que Fernando Prass também foi cercado por atletas uruguaios e acabou sendo agredido por dois deles ao mesmo tempo, sem reagir.

O material do Palmeiras também conta com imagens mais fechadas da confusão e depoimentos de quem presenciou tudo. O mais grave, na visão do clube, é que os portões que davam acesso ao gramado foram fechados de propósito duas vezes durante a briga: primeiro quando os seguranças alviverdes tentaram entrar no gramado para proteger os jogadores - o que eles acabaram conseguindo fazer - e depois quando os brasileiros tentaram sair para o vestiário.

O Palmeiras cobra uma punição severa para a equipe uruguaia. Ao mesmo tempo, quer provar que não teve nenhuma culpa na briga para não receber nenhuma sanção. Outra preocupação é evitar que Felipe Melo receba um longo gancho pelo soco que deu em Mier.

Além do vídeo preparado pelo Palmeiras, circula na internet imagens gravadas por torcedores que estavam nas arquibancadas do estádio (assista abaixo). Elas mostram Felipe Melo sendo cercado por jogadores uruguaios perto de onde estavam localizados os aficionados do Palmeiras. Segundo o clube paulista, a ação dos atletas incitou a briga entre torcedores dos dois times fora do gramado.

Outros vídeos gravados por torcedores mostram a confusão nas arquibancadas, com invasões e troca de agressões dos dois lados: