Topo

Cazares evolui no Atlético-MG e Roger garante: "estou disposto a ensiná-lo"

Enrico Bruno, Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

08/05/2017 04h00

Um dos protagonistas na conquista do Campeonato Mineiro 2017, Juan Cazares tem galgado espaços no Atlético-MG e retomado o futebol que encantou o país em 2016. A evolução tática do meio-campista e a melhora do comportamento extracampo são pontos que o transformam em um jogador importante na forma de jogo adotada por Roger Machado.

A proximidade dos homens de frente, conforme cobrado pela comissão técnica, e o comprometimento fora dos gramados fazem do camisa 10 o principal nome do setor de criação neste início de temporada. Mesmo com o posto de 12º jogador do time, o atleta ostenta o rótulo de melhor garçom do elenco, com sete assistências em 22 jogos disputados no ano.

O crescimento defensivo tático também é facilmente notado e pode ser comprovado pelos números. Juan Cazares tem ajudado até na marcação. Em 22 partidas, o gringo efetuou 20 desarmes. O número já é superior ao alcançado na temporada passada, quando fez 16 roubadas de bola em 40 jogos.

Atento à postura do equatoriano, Roger Machado faz elogios ao atleta e crê que pode ensinar muito a ele durante o trabalho na Cidade do Galo:

"É um jovem talentoso, que tecnicamente não precisamos falar nada. Mas taticamente, ele vem produzindo conceitos para que ele não se torne apenas um articulador. Ele não precisa carimbar a bola para atacar. Ele tem de ser parceiro do centroavante. Isso foi a raiz do nosso jogo", afirmou o técnico alvinegro.

"Por vezes, ele tem que sair do meio, dar uma descentralizada no jogo. Ele tem bom passe, deu sete assistências (na temporada) e está crescendo. Se estiver disposto a aprender, estou disposto a ensiná-lo", concluiu.