Topo

Reforço mais polêmico do Santos deve ganhar chance em jogo da Libertadores

Contratação de Leandro Donizete gerou revolta dos conselheiros do Santos neste ano - Ivan Storti/ Santos FC
Contratação de Leandro Donizete gerou revolta dos conselheiros do Santos neste ano Imagem: Ivan Storti/ Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

08/05/2017 04h00

O volante Leandro Donizete, reforço mais polêmico do Santos nesta temporada, ganhará uma chance para 'ressuscitar' dentro do clube. O experiente meio-campista deve ser o escolhido para atuar, justamente, na partida que pode decidir a classificação do clube para a segunda fase da Copa Libertadores da América.

Donizete é o favorito para assumir a vaga de Thiago Maia, que precisará cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O Santos enfrenta o The Strongest-BOL, no próximo dia 18, na altitude de La Paz.

“O Leandro vai ter a sua oportunidade no momento adequado. Ele já entrou em algumas partidas, vem evoluindo e apresentando uma boa consistência. Os jogadores já estão muito mais adaptados a nossa maneira de jogar, então tudo agora é questão de tempo. É um jogador importante para mim e a qualquer momento pode estar assumindo uma condição, vai depender de no momento dessa oportunidade dar uma sequência”, disse o treinador.

A equipe do técnico Dorival Júnior lidera o Grupo 2 da competição, com oito pontos, seguido pelos bolivianos, que tem sete. Se perder, vê o rival garantir classificação e Santa Fe-COL ou Sporting Cristal-PER se aproximarem, pressionando os santistas na última rodada.

O camisa 30 santista chegou ao clube sob desconfiança. Pouco após ter a sua contratação anunciada, o jogador viu o seu nome ligado a uma movimentação de membros do Conselho Deliberativo do clube, que desejavam por explicações pela sua contratação.

O fato do atleta de 34 anos ter assinado contrato com o Santos até dezembro de 2019 despertou a insatisfação de alguns conselheiros e torcedores do clube. Eles contestaram, principalmente, que o contrato é muito longo para um veterano, além do salário elevado.

Dorival tem a carreira agenciada por seu cunhado Edson Khodor, da Khodor Soccer e Marketing, que também gerencia a carreira do volante - o que elevou o nível das insatisfações dos conselheiros.

Na ocasião da contratação, pessoas ligadas a Dorival alegaram que Leandro Donizete é agenciado por Khodor há dez anos e que o agente venceu a concorrência de Corinthians e do próprio Atlético-MG para contratá-lo para o Santos.

O jogador é considerado um homem de confiança do treinador. Eles trabalharam juntos na Ferroviária e no Coritiba, mas ainda não engrenou nos jogos em que atuou. Ele só foi requerido como titular para substituir Renato, quando estava machucado, e nas escalações de times reservas.

"É um fato normal [ele não estar jogando], eu queria uma consistência maior no nosso grupo de jogadores e hoje temos isso. Vimos nesse jogos [contra o Santa Fe-COL] a entrada do Copete, do Hernández e do Cleber. Eles mantiveram e melhoraram a postura da equipe", minimizou Dorival.